Barreiras

Blitze voltam a ser realizadas no São Francisco, em São Luís

O Estado constatou bloqueios por dois dias consecutivos, ontem e na última quarta-feira (26); cones são colocados na via para desviar o fluxo de veículos e fazer com que os condutores reduzam a velocidade

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Abordagens  voltaram a ser feitas na área do São Francisco e Avenida Ana Jansen
Abordagens voltaram a ser feitas na área do São Francisco e Avenida Ana Jansen (blitz)

As blitze realizadas pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) foram retomadas e ocorrem em um trecho da Avenida Ana Jansen, no bairro do São Francisco, em São Luís, sentido Centro, por exemplo. O Estado constatou barreiras por dois dias consecutivos, ontem e na última quarta-feira (26). Cones são colocados na via para desviar o fluxo de veículos e fazer com que os condutores reduzam a velocidade.

Durante blitze realizadas pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Maranhão (BPRv), nos quatro primeiros meses deste ano 28.261 motoristas foram abordados, de acordo com dados contabilizados pelo órgão. Deste total, segundo o BPRv, 485 condutores foram autuados por estarem alcoolizados; quatro por estarem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Certidão de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) falsificadas, além de 14 veículos recuperados.

Em relação ao número exato de veículos removidos por estarem com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, nos quatro primeiros meses do ano, o BPRv informou que quem executa a estatística é a empresa responsável pelas remoções e leilões. O Estado fez o contato com a empresa, que alegou só poder repassar os dados se tivesse autorização do cliente, no caso o Governo do Maranhão.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), em parceria com outros órgãos de trânsito, desenvolve ações preventivas e de fiscalização por meio de blitze. As ações ocorrem em locais estratégicos e nos principais corredores viários de São Luís, de modo a coibir a embriaguez ao volante e fomentar o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro e de segurança viária.

SAIBA MAIS

Relato
“Meu marido trabalhava como mototaxista e o IPVA estava atrasado, mas pagaria em alguns duas. Ele sofreu um acidente e nesse dia foi socorrido, e em seguida o guincho veio e levou a motocicleta. Hoje, ele está desempregado, sem poder trabalhar. Eu me viro fazendo o que posso para ter comida na mesa. A situação da gente ficou muito complicada, depois desse caso”, disse uma pessoa, cujo companheiro teve a moto levada para o depósito e mais tarde leiloada.

Dados anteriores
Levantamento de O Estado, com base nos 64 editais publicados de 2015 a 2017 para a realização de leilões no Maranhão, aponta 9.573 veículos arrematados por iniciativa do Poder Executivo – Governo do Maranhão. Somente no ano passado – desconsiderando os chamados lotes remanescentes e aqueles que foram suspensos –, foram 3.979 veículos ofertados para lances, o que representa um aumento de 21,5% entre o quantitativo ofertado em certames em 2017, em comparação a 2016.

Polêmica
As abordagens no trânsito foram apontadas como truculentas, devido ao grande número de autuações executadas e à forma como os policiais agem. A situação ficou mais alarmante quando policiais vistoriaram o veículo, uma caminhonete Hilux, de um vereador de São Luís, após interceptá-lo em uma via pública, na Vila Janaína, no dia 3 de abril. Nos dias que se seguiram à abordagem, o vereador usou o espaço de emissoras de rádio e a tribuna da Câmara Municipal para denunciar o abuso de autoridade do qual alegou ter sido vítima. Em nota pública, a Câmara Municipal repudiou a atitude agressiva dos policiais para com o vereador e cobrou providências da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.