Dia das Crianças

Comércio de São Luís otimista sobre vendas para o Dia das Crianças

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) revela que 62,7% dos ludovicenses devem presentear nesse período

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Levantamento de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2018, realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), revela que 62,7% dos ludovicenses pretendem comprar algum produto pa­ra presentear em função da data, o que representa um aumento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a intenção de comemorar a data alcançou 48,1% dos entrevistados, indicando um crescimento de 12,4% em relação a 2017.
De acordo com a Federação do Comércio do Maranhão, a aceleração de consumo em relação ao ano passado se dá em função da gradual recuperação do mercado de trabalho que tem contribuído fortemente para o restabelecimento da renda das famílias e para o aumento do nível de intenção de consumo nesse momento. O mercado de trabalho gerou um saldo de 3.821 novos postos na economia de São Luís e 8.126 vagas em todo o estado no período de janeiro a julho deste ano.
“Acreditamos que a recuperação gradativa do mercado de trabalho cria uma base sólida para o desenvolvimento comercial no segundo semestre e, principalmente, a partir do próximo ano. No entanto, considerando as projeções do mercado econômico e o cenário de incertezas promovidas pelo quadro eleitoral, a economia deverá continuar reagindo de maneira lenta em busca de uma posição confortável para retomar o efetivo crescimento, possivelmente, a partir de 2019”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.
De modo geral, a pesquisa revelou dados positivos que vão desde o aumento na intenção de gastos no período, até a volta expressiva da preferência de comprar presentes na Rua Grande, considerada o principal polo de comércio de São Luís. O levantamento demonstrou ainda, que a intenção de consumo se apresenta mais favorável entre o público feminino (68,3%), consumidores com idade de 21 a 35 anos (67,9%), com ensino médio (59,1%) e renda familiar mensal de três a seis salários mínimos (71,1%).

Destaques
O estudo realizado pela Federação do Comércio do Maranhão para o Dia das Crianças 2018 demonstrou que 69,2% dos consumidores pretendem comprar presentes nas lojas do Centro Comercial e Rua Grande. Em seguida, estão as lojas de bairro (35,1%) e os shopping centers (23,8%), que ficaram na terceira posição e sofreram redução de 24% na intenção de consumo em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre os consumidores que estão convictos que irão às compras no período, o percentual de ludovicenses que apontou que deverá comprar apenas um item para presentear foi de 40,4%, revelando um aumento de 11%, seguido dos que desejam comprar dois presentes (32%) que apresentaram leve crescimento de 1,26%. Além disso, o levantamento apresenta uma tendência maior de gastos para este ano, indicando que a média por presente ficou em R$ 90 e o valor total da compra, incluindo quem vai comprar mais de um presente e quem pretende gastar com a comemoração, ficou em R$ 191, o que revela aumentos de 2,3% e 2,7%, respectivamente.
Em relação aos produtos preferidos, a lista dos presentes é liderada por brinquedos, que alcançaram 84,1% de intenção de consumo, revelando um aumento de 43% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou os artigos de vestuário (27%), seguido de videogame (5,7%), jogos eletrônicos (3,2%) e bicicleta (2,7%).
“A manutenção do valor médio de gastos, apenas com uma ligeira aceleração em relação ao ano passado, mostra que o consumidor tem recuperado a confiança no consumo, mas mantém, ao mesmo, certa cautela em relação ao crescimento do nível de gastos nesse momento”, explicou José Arteiro.

Pagamento e motivações
Em relação aos pagamentos, 68% dos consumidores afirmaram que deverão realizar as compras para o Dia das Crianças utilizando a modalidade à vista, sendo que desse total, 40,6% pretende utilizar dinheiro em espécie e 27,4% tem a intenção de usufruir do cartão de débito. Em segundo lugar, aparece o uso do cartão de crédito com 55,8% de preferência, o que representa um aumento de 145% em comparação com 2017.
O levantamento analisou também o dia em que os consumidores pretendem ir às compras, revelando que 32,7% preferem o sábado, seguido dos que indicaram não ter dia certo para fazer as compras (29,5%). Foram citados com menor relevância a sexta-feira (20,6%), o domingo (14,1%), a quinta-feira (4,1%) e a quarta-feira (2,3%) como dia preferencial para compras.
Quanto aos motivos que levam os consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras, 56,2% dos entrevistados revelaram que os preços são o fator primordial no momento das compras. Já 49,4% apontam para as promoções como o fator de maior influência nessa hora.

Mais

Intenção de consumo

A pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2018 em São Luís, realizada pela Fecomércio-MA, entrevistou 700 consumidores na capital maranhense, entre homens e mulheres com idade acima dos 18 anos, nos principais pontos de movimentação da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.