Sétima Arte

Cinema Maranhense será tema da segunda edição do projeto "Conversas com o Audiovisual"

Evento acontece nesta quinta-feira (20), às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande, com entrada franca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Cineasta Frederico Machado)

O "Pátio Aberto" apresenta, nesta quinta-feira (20), a segunda edição do "Conversas com o Audiovisual Brasileiro Experimental", projeto do cineasta Ramusyo Brasil, no Centro Cultural Vale Maranhão, às 19h. A entrada é gratuita.

Durante o evento, serão exibidos três curtas-metragens maranhenses: "Florações Jurema", de Nayra Albuquerque, "Não é permitido sair com flores", de Leandro Guterres, e "Angústia", de Frederico Machado. Após a exibição, os cineastas participam de um bate-papo com o público, mediado por Ramusyo Brasil.

"Florações Jurema" é feito através do enlace entre percepções físicas da realizadora atrás da câmera, e aspectos da vida de Dona Filomena, uma senhora que mantém práticas rituais afroindígenas de cura com ervas, e é sabedora dos mistérios ancestrais da Planta Jurema. O filme registra, em narrativa livre e afetiva desligada de explicações informativas, receitas de remédios naturais, o contato direto com a natureza e a fluidez de seus movimentos, a busca na mata por plantas que curam como a Jurema, e flashes que remetem à memória da personagem.

"Não é permitido sair com flores" trata de uma família que sobrevive num cemitério numa Lisboa distópica. Em 2017, foi selecionado para dez festivais internacionais de cinema e recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio de melhor Curta Metragem no Virgin Spring Cinefest na Índia e o de Melhor Drama Estrangeiro no Mediterranean Film Festival na Itália.

"Angústia", por sua vez,trata da fragilidade humana. A sinopse resume: Um mercado humano faz um homem mergulhar em um abismo sem retorno. Sem ninguém para confiar sua tristeza, o homem desaba em sua dor. O curta recebeu os prêmios de Melhor filme e montagem no Festival Guarnicê em 2016.

No mês de outubro, acontecerá o ultimo evento do "Conversas", promovendo a discussão sobre a produção brasileira contemporânea no campo da videoarte.

Serviço

O quê

"Conversas com o Audiovisual Brasileiro Experimental"

Quando

Nesta quinta-feira (20), às 19h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.