EDUCAÇÃO

Após denúncia de O Estado, Farol do Saber Maurice Druon será reativado

Situação de abandono do prédio foi denunciada em 05 de agosto; de acordo com a Seduc, o prazo para entrega do Farol do Saber Maurice Druon é no dia 12

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Farol está sendo reformado após denúncia de O Estado
Farol está sendo reformado após denúncia de O Estado (farol)

SÃO LUÍS - No início do mês de agosto, O Estado esteve no Farol do Saber, localizado no bairro Vinhais, e constatou que o prédio estava desativado, em situação de abandono, desde 2016, de acordo com a população. Na manhã de ontem (05) O Estado retornou ao local e verificou que obras de revitalização estão sendo realizadas no prédio.

O Farol do Saber é uma rede de pequenas bibliotecas espalhadas por diversos municípios do Maranhão. No total, são 94 faróis, entre a capital e o interior do estado, que deveriam servir como extensão de escolas, beneficiando alunos da rede pública de ensino, no entanto, muitas dessas bibliotecas encontram-se abandonadas e desativadas, como a localizada no bairro Vinhais.

O Farol do Saber Maurice Druon foi inaugurado na década de 1990 pela Secretaria de Estado da Educação. A biblioteca, localizada ao lado de uma escola estadual, está desativada há bastante tempo e nesse período, em vez de alunos, quem frequenta o local são animais, utilizando a alta vegetação, que tomou o espaço, como abrigo.

A situação foi denunciada na edição do dia sete de agosto de O Estado, que retornou ao prédio na manhã de ontem (6) e verificou que foram iniciadas obras de revitalização na estrutura física do Farol do Saber Maurice Druon.

No local, não havia placa de identificação e informações sobre a obra, funcionários trabalhavam sem equipamentos de proteção individual (EPI) ou caracterização da empresa responsável pelo serviço. Questionada sobre o assunto, a Secretaria esclareceu que a empresa responsável pela obra já foi notificada para que faça a colocação da placa de identificação o mais breve possível.

Sobre a obra, a Seduc esclareceu que estão sendo investidos R$ 123.450,59 na execução serviços de alvenaria e divisórias, revisão da cobertura, revestimentos, forro, portas e janelas, melhorias das redes elétrica e hidráulica, aparelhos de ar condicionado, pavimentação (pisos e calçadas), banheiro, pintura e limpeza geral, além da renovação do acervo bibliográfico. O prazo para entrega do Farol é o próximo dia 12 de setembro.

Saiba mais

No município de Ceilândia Um incêndio causou destruição no Farol do Saber Cícero Marcelino, na madrugada do último sábado (1º). De acordo com o Corpo de Bombeiros, usuários de drogas ocupavam a biblioteca pública e são suspeitos de produzir o incêndio.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), durante a madrugada, a comunidade tentou conter as chamas, mas sem êxito. A Seduc também disse que vai providenciar a reconstrução do Farol.

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros informou que não recebeu chamadas de socorro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.