Ponto de vista

Obras de arte exaltam a inocência das crianças

Quadros são pintados a partir de desenhos frutos da imaginação infantil, produzidos por estudantes de séries iniciais; as telas estão expostas em um espaço no Shopping da Ilha, localizado no bairro da Cohama, em São Luís

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]Desenhos frutos da imaginação infantil, produzidos no papel por estudantes de séries iniciais, foram transformados em obras de arte nas mãos do artista plástico maranhense Joel DuMara. Intitulada “Sol da Infância: do papel à tela”, essa exposição artística ficará aberta até o fim deste mês, em um espaço no 4º andar do Shopping da Ilha, localizado no bairro da Cohama, em São Luís, para todos os públicos, que podem contemplá-la de forma gratuita.

“Tive a ideia de fazer essas telas, depois que observei os desenhos que minha filha fazia no papel. Desenhos simples, mas que mostram o ponto de vista dela, a inocência de uma criança, que com o tempo vai acabando. Fiz uma proposta ao Centro Educacional Sagre para selecionarmos 23 desenhos de 100 alunos do infantil ao 1° ano do ensino fundamental menor. A escolha se deu mediante a fase inicial das ilustrações, o processo de construção e abstração. O desenho retrata a expressão natural e espontânea da criança”, explicou DuMara.

Com uma ilustração que representa o Natal, a estudante Lísia Barroso, de 7 anos, teve a sua gravura confeccionada em tela pelo artista plástico. “Eu acho o Natal bonito e gosto muito. Por isso, fiz uma árvore de Natal, o Papai Noel e um coração que representa o amor. Eu esqueci umas coisas, mas isso é o principal”, relatou a criança, que estava acompanhada da mãe.
A tela principal, nomeada de “Sol da Infância”, retrata o momento em que as crianças etão concentradas desenvolvendo os desenhos no papel. “É quando as crianças estão trazendo ao papel tudo o que elas imaginam. Isso é importante registrar e valorizar. Tiramos muitas informações importantes do que elas pensam e até o estão enfrentando na vida”, acrescentou o artista plástico Joel DuMara.

[e-s001]O projeto foi dividido em três etapas. Sol da Infância: Da imaginação para o papel - Esta é a etapa inicial. As crianças soltam a imaginação e a colocam no papel. Com o apoio dos professores e suas intervenções pedagógicas, a criança é estimulada para o desenho, promovendo uma relação com ela mesma, o outro e as suas observações e leituras de mundo; Do Papel para a tela - Esta etapa consiste na exposição de obras sob o olhar do artista plástico Joel DuMara, que, a partir dos desenhos iniciais, faz sua releitura retratando os desenhos realizados pelas crianças em forma de obras de arte. Da tela para livro - Nesta etapa, as telas produzidas se transformam em ilustrações que irão compor histórias do livro. O lançamento desse livro fortalecerá ainda mais as obras já produzidas pelas crianças. O livro será utilizado como paradidático. As histórias estão sendo desenvolvidas pela escritora de literatura infantil maranhense Sharlene Serra.

SAIBA MAIS

Joel DuMara nasceu em Santa Inês, no Maranhão, é autodidata e desenvolve seus talentos artísticos desde a infância, talentos que vão do desenho à pintura. Formou-se em Ciências Econômicas pela UFRRJ e segue carreira atuante em atividades bancárias como funcionário do Banco do Brasil desde 2004. Mas a arte sempre pulsava em si. Através da divulgação e contato com outros artistas e na Exposição de Arte “ O Maranhão Que Grita” vem tornar-se realidade e coroar o trabalho desse promissor artista maranhense. Participou da Publicação do livro ARTE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE (bilíngüe), da curadora de Arte de São Paulo Carmem Pousada; ilustrou a capa do livro REMEMORANDA A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE NO BRASIL, de Ângelo Roberto, e recebeu o título, juntamente com outros artistas, de Dr. Honoris Causa em Artes pelo CENTRO SAMATHIANO DE ALTOS ESTUDOS FILOSÓFICOS E HISTÓRICOS na Exposição ARTE E LITERATURA, em São Paulo. Seu conceituado trabalho foi selecionado para 3 salões de arte no Brasil (Salão de Arte da marinha do Brasil, VI Salão de Arte Visuais de São Luís, de 2016, e o VII Salão Internacional de artes visuais de São Paulo, em 2018). Ainda este ano, o artista fará participação na exposição com artistas internacionais em Portugal, na galeria de arte CNAP- Clube Nacional de Artista plástico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.