CAOS

Terminal de integração do bairro Cohama está cheio de buracos

Situação do asfalto na entrada/saída do espaço é precária; cenário requer maior cuidado ao motorista e mais paciência do passageiro e é recorrente há anos; para usuários do transporte coletivo, situação é de descaso

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]Entrada/saída do Terminal de Integração da Cohama/Vinhais, localizado na Avenida Daniel de La Touche, está tomada por buracos. De acordo com motoristas, passageiros e quem mais circula pelo local, a situação é uma realidade que persiste há meses. A Viação Primor, empresa responsável pela gestão do terminal, não deu retorno nas três vezes em que foi contatada.

A responsabilidade pelos espaços é das empresas e consórcios que detêm as concessões das linhas.
As crateras que se formaram devido à falta de cuidado da administração do Terminal da Cohama/Vinhais têm implicado diretamente no tráfego do motorista de ônibus na entrada/saída do local, que precisa cumprir o trajeto com cuidado, para não tomar prejuízos e garantir menos desconforto aos passageiros, já que conforto parece não ser possível para os responsáveis pela manutenção, os mesmos que deveriam garantir a comodidade.

De acordo com o motorista David Ribamar, é uma situação complicada ter que passar, várias vezes ao dia, por um problema que já deveria ter sido solucionado e que tem implicado diretamente na sua função. “É uma situação muito difícil, porque quebra carro. Aí, tem que fazer o recolhimento para trocar peças, e se torna complicado. Os passageiros também reclamam por causa da demora que a gente tem em passar pelos buracos. Faz muito tempo que está assim”, ressaltou.

Os passageiros
Para os usuários de ônibus, que tiveram de se adaptar ao chacoalhar dos ônibus quando passam pelo local, também é uma situação de descaso e de tirar a paciência. “O que falta é um bom administrador, alguém que olhe a situação e pela gente, porque eles não resolvem nada e nem dão nenhuma resposta. Tem que dar um jeito, porque, se não der, é melhor parar”, destacou o usuário de ônibus e administrador Benedito Pires, de 62 anos de idade.

“Faz muito tempo essa buraqueira e nunca foi resolvido nada. A gente não sabe mais nem se vai ser feito alguma coisa para reparar. É algo que precisa ser feito logo, porque não tem condição de permanecer assim, desse jeito”, acrescentou o também usuário de coletivos Eduardo Henrique Carvalho, de 48 anos.

Dezoito anos
O Terminal Cohama/Vinhais, que é administrado pela Viação Primor, foi o último a ser inaugurado pela Prefeitura de São Luís, em 11 de maio de 2006, há 18 anos, com a capacidade para atender até 65 mil pessoas por dia.

Na época da inauguração, integrava 19 linhas, com uma frota de 128 ônibus. O terminal é composto por quatro plataformas de veículos, com seis áreas para embarque e desembarque em cada uma. O terminal atende a população dos bairros Cohama, Angelim, Bequimão, Cohafuma, Ipase e adjacências.

[e-s001]Praia Grande
O Estado
também visitou o Terminal da Praia Grande, que fica localizado na região central da cidade, e verificou também uma cratera na saída dos ônibus. A partir da constatação, o Consórcio Central, que administra o terminal, foi procurado e alegou que, no que compete às suas responsabilidades, tudo tem sido feito para melhor garantir conforto ao usuário do transporte público e que o buraco verificado, por estar localizado fora da grade que cerca o local, é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, que, ainda segundo o Consórcio Central, realizou recapeamento asfáltico na entrada e que, sem estabelecer prazos, ficou de retornar para realizar a obra na saída dos ônibus.

Diante da alegação do Consórcio Central, O Estado procurou a Prefeitura de São Luís para explanar a situação e saber o prazo para tapar o buraco que não recebeu o recapeamento realizado na entrada, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

RELEMBRE

Não é a primeira vez que O Estado denuncia a situação de falta de infraestrutura no que se refere à pavimentação asfáltica no Terminal da Cohama/Vinhais. Em reportagem veiculada em abril deste ano, o asfalto também estava tomado pela buraqueira, que se tornava expressivamente pior por causa do período chuvoso. No mesmo período do ano passado, os buracos se abriram em meio às faixas de circulação dos ônibus, entre uma plataforma e outra.

Quem é responsável pelos terminais

Com a licitação do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, a administração dos cinco terminais de integração da capital passou a ser de responsabilidade de cada consórcio ou empresa responsável pelas linhas da região a que eles atendem, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET).
Desde o início de setembro, os cinco terminais de integração de transporte de São Luís estão sob administração das empresas e consórcios que venceram a licitação do transporte público na capital maranhense. Segundo o edital, além de administrar os espaços, as empresas poderão também outorgar contratos de concessão de uso para exploração comercial e/ou visual de propaganda em locais próprios.
Os cinco terminais foram distribuídos de acordo com os lotes vencidos durante a licitação e cada empresa ou consórcio vencedor terá de realizar a gestão e manutenção dos locais pelo período da concessão, que é de 20 anos. Os concessionários agora têm a responsabilidade de fornecer mão de obra e insumos necessários à operação e segurança, manutenção, conservação, limpeza e reformas prediais que assegurem o pleno funcionamento dos terminais.
Como obrigações, serão de responsabilidade dos concessionários fiscalizar, controlar e disciplinar a operação das linhas integradas nas áreas dos terminais, executar o serviço de limpeza, conservação, manutenção, segurança patrimonial e reforma e também implantar e manter a sinalização dos espaços, tudo com vias de garantir a regularidade do atendimento, a segurança e o conforto dos usuários. À Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), cabe apenas a responsabilidade no que diz respeito aos serviços de transporte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.