Estado do Samba

Pagode do Ivan: o samba maranhense em alta

Estado do Samba deste fim de semana conversa com Ivan Marques, líder do Pagode do Ivan e do Botequim do Ivan

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Uma carreira de muito sucesso, regada a pagode. Assim tem sido a jornada de Ivan Marques, muito conhecido em São Luís com o Pagode do Ivan e o Botequim do Ivan. Além disso, o artista tem passagem por outro grupo de pagode da Ilha, que é o Sambaceuma.

O pagode é um dos ritmos musicais mais apreciados pelo brasileiro. Desde muito cedo Ivan Marques é envolvido com a música. “Eu comecei a cantar bem novo, ainda no colégio. Profissionalmente eu iniciei entre os meus 15 e 16 anos”, relembra o artista.

Morador do tradicional bairro Cohatrac, em São Luís, Ivan Marques lembra como tudo começou. Mal imaginava que de uma simples junção de amigos, 20 anos depois estaria sendo uma referência no meio artístico maranhense. “Eu fiz uma banda com os amigos da escola onde estudava, junto com a galera lá da rua onde eu morava, que é a rua S, lá no Cohatrac, por isso que a banda se chamava ‘Samba S’ em referência a nossa rua”, conta Ivan.

Com o Samba S, Ivan e seus amigos começaram a receber convites para tocar em alguns eventos como confraternizações, posteriormente em casamentos, e assim o negócio foi crescendo.

Ivan Marques foi integrante de uma das principais bandas de pagode de São Luís: o grupo Sambaceuma. Nesse grupo o artista ficou por 10 anos, onde saiu para seguir seus projetos artísticos, que é o Pagode do Ivan. “Um tempo depois que eu estava no Sambaceuma, surgiu a oportunidade de eu fazer algo solo, voltado para o samba e o pagode, foi aí que surgiu o Pagode do Ivan”, diz.

Uma roda de samba no meio da galera, essa era a ideia principal do Pagode do Ivan, no seu início. “A gente percebia que aqui em São Luís todos os sambas eram feitos no palco, e eu queria resgatar esse estilo mais próximo da galera”, explica Ivan.

Diferença entre samba e pagode

O pagode é um ritmo musical muito antigo, recebeu esse nome pelos negros brasileiros, a um tipo de festa onde se fazia folia, com danças, comida e tocando música. Já o samba é algo mais amplo que envolve mais que uma música. Entretanto, para Ivan Marques não há uma diferença clara entre os dois.

Botequim do Ivan

O Pagode do Ivan é formado por 10 músicos. Já o Botequim do Ivan é um espaço recente que veio atender a falta de espaço para uma boa roda de samba e vem rendendo bons frutos. “Várias casas de shows fecharam aqui em São Luís, por conta dessa necessidade, a gente resolveu abrir o nosso próprio espaço, o Botequim do Ivan, que fica ali no bairro do Cohatrac”, conta.

O pagode maranhense tem ganhado força. O Pagode do Ivan recentemente esteve em São Paulo para gravações de novas músicas. Entretanto, Ivan Marques afirma não achar diferença entre o samba maranhense e o de outros lugares do país como Rio de Janeiro e São Paulo. “O samba já é um produto universal”, afirma.

O Pagode do Ivan e o Botequim do Ivan seguem sendo prestigiado pelos maranhenses e por pessoas de várias partes do Brasil. O grupo é uma boa pedida para happy hour e momentos especiais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.