Educação Física

20 anos de reconhecimento e conquistas

Conselho Regional de Educação Física celebra 20 anos de regulamentação da profissão; 3.500 profissionais da área são registrados no CREF-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Reconhecimento e seriedade na atuação são algumas das conquistas comemoradas neste sábado (1º de setembro) pelos Conselhos Federal e Regional de Educação Física (Confef/CREF), quando a regulamentação da profissão completa seus 20 anos. Além das conquistas alcançadas pelos profissionais, a sociedade também é beneficiada com os serviços prestados durante este período.

Desde 1º de setembro de 1998, quando a profissão de Educação Física foi regulamentada por meio da Lei Federal nº 9696/98, o CREF-MA preocupa-se em oferecer aos credenciados qualificação, atualização e segurança na atuação,
proporcionando à comunidade a realização de atividades físicas com profissionais gabaritados.

A presença de profissionais de Educação Física é fundamental em ambientes onde há prática de exercícios, como explicou a presidente da seccional maranhense do CREF, Denise Araújo.

“Qualquer prática de atividade física só será benéfica se for bem orientada, e essa orientação passa por um profissional que estudou, que se preparou para escrever um programa para essa pessoa, seja uma mulher de 70 anos com problemas de osteoporose a um atleta de alto nível que precisa se preparar para uma grande competição”, ressaltou.

Buscando garantir a seguridade da comunidade, o Conselho Regional de Educação Física age de maneira efetiva na fiscalização de academias maranhenses. Em 2017 foram 1.051 estabelecimentos visitados em 22 municípios maranhenses, o que rendeu 43 denúncias, à polícia, de pessoas que realizavam exercício ilegal da profissão.

Especializado
Atualmente, no Maranhão, 3.500 profissionais da área são registrados no CREFAtividade -MA, que, baseado em seu código de ética, assegura a prática adequada de exercícios físicos por quem busca profissionais especializados para atividades que podem ser desde alongamentos a atividades mais intensas como corridas e aulas em grupo.

Quando realizada de maneira correta, a atividade física proporciona, a quem pratica, benefícios que vão além da estética. É capaz de contribuir para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente do coração, reduz a ansiedade, o estresse e a depressão, melhora o humor e a autoestima, além de prevenir doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose.

Para tanto, age em conjunto com equipes multidisciplinares que incentivam a prática de exercícios, por reconhecerem sua importância para o desenvolvimento físico e mental saudável, como destacou Denise Araújo.

“Nesses 20 anos, conseguimos mostrar à sociedade e a profissionais de outras áreas da saúde e educação que o sedentarismo prejudica o desempenho no aprendizado e coordenação de adultos e principalmente de crianças, além de perigos como a obesidade, diabetes e hipertensão”, explicou.

Ao longo dessas duas décadas de regulamentação da profissão, o Conselho Regional de Educação Física desempenha ações essenciais para a atualização dos profissionais da área.

Em alusão às comemorações de 20 anos, desde abril estão sendo realizados cursos ministrados por profissionais renomados nacionalmente. Os professores Rodrigo Dias e Eduardo Roberto realizaram os primeiros cursos sobre emagrecimento, nos meses de abril e maio, e Primeiros Socorros aplicados a academias e atividades esportivas, com módulos em junho e julho.

Ontem, também foi iniciada a turma de “Bases metodológicas do treinamento de corrida”, com teoria e prática, ministrado pelo professor Jeferson Luís de São Paulo. Os próximos treinamentos, agendados para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro serão orientados pelos paulistas Danilo Marcelo, que abordará bases metodológicas do treinamento de corrida e Wladimir Bolani, sobre gestão de academias

Importância da orientação do profissional de educação física
É fundamental contar com a orientação de um profissional de Educação Física. Sabemos que os exercícios físicos são um dos pilares da qualidade de vida, além de serem essenciais à saúde. No entanto, praticar atividades físicas de forma inadequada pode gerar uma série de problemas.

E isso vale para todas as atividades, desde o treino pesado de musculação até a corrida ao ar livre, pois todas elas exigem esforço por parte das articulações e da musculatura.

Mas, afinal, por que é tão relevante ter a supervisão de um profissional durante os exercícios? Essa pergunta tem várias respostas. Confira todas elas a seguir e fique totalmente por dentro desse assunto!

Diminuição do risco de sofrer lesões
As lesões são o maior risco para quem se exercita sem a supervisão de um profissional. E isso acontece porque quem pratica atividade física sem orientação acaba fazendo exercícios de maneira inapropriada. Há também casos de pessoas que optam por atividades que estão além dos seus limites físicos.

Porém, com o acompanhamento de um professor de Educação Física, essas “falhas” são eliminadas. Além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, esse profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados.

Com isso, as articulações e a musculatura não sofrem esforços excessivos e o risco de lesão é reduzido de maneira bastante significativa.

Melhora do condicionamento físico
O condicionamento físico se refere à musculatura e às funções cardiovasculares e respiratórias. Por isso, existem pessoas que, mesmo fazendo exercícios regularmente, não atingem um bom nível em relação a esse fator, já que algumas atividades não abrangem todos os aspectos relativos a ele.

Todavia, um bom educar físico é capaz de desenvolver uma rotina de treinos com atividades que ajudem a acelerar o condicionamento físico do praticante. E isso é essencial, pois reflete diretamente na obtenção de resultados satisfatórios.

Adequação à meta desejada
Muitas pessoas praticam atividades que não estão em harmonia com as suas metas. Com isso, é gerada uma sensação de incapacidade quando, na verdade, o problema está no tipo de exercício realizado. Por isso, buscar a orientação de um profissional de Educação Física é essencial também nesse sentido.

Ele escolhe as atividades que têm maior potencial de levar o praticante a alcançar os seus objetivos, seja perder peso, melhorar as funções cardiorrespiratórias ou ganhar massa muscular.

Mais motivação com apoio do profissional de Educação Física
Em relação à motivação do praticante, o educador físico colabora em dois aspectos. Além de desenvolver uma rotina com atividades diversificadas para evitar a monotonia e, consequentemente, a desmotivação, ele serve como um apoio psicológico.

E esse segundo ponto também é fundamental. Afinal, quem nunca deixou de correr alguns metros a mais ou completar uma série na academia apenas pela falta de alguém que desse aquele “empurrãozinho” encorajador?

Obtenção de resultados concretos
Por falar em desmotivação, a falta de resultados concretos também colabora de forma significativa para isso, pois se esforçar constantemente sem obter os efeitos desejados é muito frustrante. Mas, com a orientação de um profissional, é possível evoluir continuamente.

Isso acontece principalmente devido às avaliações periódicas feitas pelo educador físico em relação às condições do praticante. Elas apontam os resultados de forma bastante precisa. Assim, pode ser feita uma periodização dos treinos, inclusive acontecendo uma alteração nas metas.

Benefícios da atividade física

- Fortalecimento dos ossos e músculos;
- Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
- Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;
- Melhora da saúde mental e do humor;
- Redução do estresse;
- Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;
- Melhora em quadros de depressão;
- Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;
- Aumento da expectativa de vida;
- Melhora da qualidade do sono;
- Controle de peso;
- Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.