Imunização

Postos abrem no sábado para vacinar contra pólio e sarampo

Equipes de vacinadores também estarão nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha amanhã, 31, e no sábado. das 15h às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Para garantir maior cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite, acontecerá no próximo sábado, 1º, mais um Dia D, quando as unidades de saúde da Prefeitura de São Luís estarão abertas das 8h às 12h. Equipes de vacinadores também estarão nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha amanhã, 31, e no sábado. das 15h às 19h

A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que seria encerrada nesta sexta-feira,31, foi prorrogada por mais um dia, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que é indispensável a participação da população para que a capital atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

" Fizemos vários momentos de intensificação da campanha, e nessa reta final, dirigimos o chamamento aos pais que ainda não levaram os filhos para vacinar. Atualmente o país registra muitos casos de sarampo em alguns estados. Por isso, é fundamental esse esforço coletivo para assegurar a cobertura vacinal e proteger as crianças da nossa cidade", diz o secretário.

Entre as ações promovidas para que a capital alcance a meta estão o aumento da quantidade de salas de imunização com a disponibilização do serviço em alguns locais públicos, reforçando, desta forma, a estratégia colocada em prática deste o início da campanha que começou na capital 15 dias antes da mobilização nacional. A Prefeitura realizou ainda o Dia D Municipal de Vacinação e participou do Dia D Nacional da mobilização.

Vacinação

Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco e destas, 95% deverão ser vacinadas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas), e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.