Empreendedorismo

Cinco mil empreendedores formados pelo Empretec no MA

Metodologia criada pela Organização das Nações Unidades (ONU) há 25 anos, idealizada para desenvolver características e comportamentos empreendedores nos participantes, hoje já é aplicada em quase 40 países

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Empresário Nilton Mariano Júnior divide a gestão da rede de Farmácia Poupe Mais com a esposa Lílian
Empresário Nilton Mariano Júnior divide a gestão da rede de Farmácia Poupe Mais com a esposa Lílian (Empretec)

Há sete anos, o empresário Nilton Mariano Júnior garante que mudou a forma de agir em sua farmácia. Ele conta que aprendeu a correr riscos, perdeu o medo de desafios, passou a ver o segmento em que trabalha de uma maneira diferente e, com dedicação, conseguiu bater uma meta estabelecida: abriu mais quatro farmácias Poupe Mais e passou a ter três lojas em Imperatriz, uma em Estreito e a quinta em Augustinópolis, no estado do Tocantins.
Nilton Júnior é um dos cinco mil empreendedores maranhenses formados no Seminário Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidades (ONU) idealizada para desenvolver características e comportamentos empreendedores nos participantes e que, hoje, já é aplicada em quase 40 países. No Brasil, a capacitação é promovida com exclusividade pelo Sebrae desde 1993, há exatos 25 anos, e tronou-se um dos principais produtos do portfólio da instituição, com 258 mil pessoas qualificadas, 11 mil turmas realizadas e cerca de 10 mil inscritos todos os anos.
Foi atrás de melhorar sua performance empresarial, desenvolvendo capacidades empreendedoras para inovar a empresa de quatro anos na época, que Nilton chegou ao Sebrae e, consequentemente, ao Empretec. Após participar do seminário, ele diz que passou a conduzir a gestão da farmácia de uma outra maneira, colocou no papel o planejamento da expansão e, com mudanças na maneira de conduzir o negócio, triplicou o faturamento, o que favoreceu concretizar as metas.
“Tinha medo de arrisca e de buscar novas oportunidades na condução da minha farmácia até por causa das incertezas de nossa economia. Após o Empretec, comecei a aceitar os desafios, trabalhar as melhorias, reconheci meus pontos fortes, obtive uma ascensão considerável e abri mais lojas quando o faturamento assim permitiu. Paralelo a isso, passei a exercitar duas orientações essenciais que aprendi no Empretec: deleguei funções e poderes, atitudes que antes me passavam despercebidas”, relembra Nilton que tornou-se um empreendedor ávido por buscar no mercado alternativas e diferenciais para surpreender continuamente os seus clientes.
Histórias como a de Nilton se descortinam em todo o país entre os 258 mil participantes do Empretec. Para o Sebrae, a chegada aos 25 anos da capacitação demonstra que o casamento com a metodologia da ONU está mais do que validado no Brasil.
“Na verdade, a aprovação do seminário nunca foi do Sebrae, mas dos próprios participantes, aos quais chamamos de empretecos. São eles que validam essa metodologia de sucesso que, desde 1993, vem sendo realizada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae”, aponta a diretora de Administração e Finanças da instituição no estado, Rachel Jordão, destacando que no Maranhão, o seminário é realizado desde 1999. “São 19 anos contribuindo para a maturidade de empresários maranhenses e estimulando outros a adentrar no mundo dos negócios”.

Pesquisa de satisfação
Para referendar ainda mais os 25 anos do Empretec, o Sebrae realizou, em 2017, pesquisa com 2.884 clientes que participaram do seminário em todo o Brasil e a satisfação foi comprovada com o percentual de 75% e nota média de 9,1. A maior parte das empresas, após passar pelo Empretec, registrou um aumento no faturamento mensal e a nota média da recomendação da capacitação alcançou 9,6 pontos.
“O Seminário Empretec é eminentemente comportamental e, por isso, acaba contribuindo não penas na vida profissional dos empretecos, como também no âmbito de projetos pessoais, pois ensina um método vencedor, uma espécie de fórmula para o sucesso”, indica o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins. “Posso dizer isso, porque eu mesmo fiz a capacitação e mudei bastante alguns pensamentos que tinha antes. Tenho apendido que, quando mudamos o pensamento, torna-se mais fácil mudarmos o comportamento e assim, nossas decisões se tornam mais assertivas também, pois nos tornamos mais seguros e convictos do que queremos”, explica ele.
As palavras do executivo são referendadas pela empresária de São Luís, Carenina Sarmento que em 2009, juntamente com o marido Marcos Sarmento, abriu a Milhas, empresa de assessoria esportiva focada em corrida. “O Empretec me deu uma visão mais sistemática das competências que tenho ou que precisava adquirir, buscando melhorar, por exemplo, o meu networking (rede de relacionamentos) como estratégia de crescimento da empresa”, ressalta a empresária, lembrando que foi estimulada pelo marido a fazer o Empretec em 2015 - ele já havia participado do seminário dois anos antes.
Carenina Sarmento relembra que quando a Milhas surgiu, em 2009, São Luís não tinha nenhuma empresa de assessoria de corrida e as corridas de rua eram raras na época, resumindo-se a duas ou três por ano. Ela e o marido, personal trainners com bagagem de formação acadêmica e experiência em treinar pessoas, fizeram como muitos brasileiros mais cautelosos: empreenderam por oportunidade, ou seja, perceberam um nicho de mercado ainda a explorar e, com expertise na atividade que queriam desenvolver, montaram o seu negócio.

Mais

Evento para empreendedores

No dia 31 deste mês, das 13h30 às 18h40, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o Sebrae realiza um grande evento para marcar os 25 anos do Empretec no Brasil e 21 no Maranhão. O objetivo é inspirar empresários
e potenciais empreendedores maranhenses e mostrar que o empreendedorismo sempre é uma saída viável e cheia de oportunidades.
“Apesar de marcar a data, o 1º Encontro de Empretecos do Maranhão é aberto a todos os públicos interessados pela temática do empreendedorismo e que queiram receber dicas e conselhos de quem já chegou ao topo do sucesso”, sinaliza
o diretor técnico do Sebrae estadual, Anônio Garcês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.