Treinamento

Dia da Reanimação Cardiopulmonar terá ações em shoppings de São Luís

A grande importância da data (18 de agosto) é a difusão, entre a população, de conhecimentos básicos das técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), que permite à pessoa treinada prestar o primeiro socorro e poder salvar vidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Técnicas de reanimação cardiopulmonar serão repassadas durante  as ações
Técnicas de reanimação cardiopulmonar serão repassadas durante as ações (reanimação)

Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de saber reanimar pessoas em parada cardiorrespiratória (PCR). Este é o objetivo principal do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, celebrado amanhã (18). Em São Luís, as ações serão concentradas no Rio Anil Shopping (Turu) e no São Luís Shopping (Jaracati), das 10h às 22h. Durante a ação, serão repassadas informações sobre reanimação cardíaca, com orientações das técnicas básicas, até a chegada do socorro médico. O evento foi criado em 2013, pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Late-MA), em parceria com a Bernardino Med, com apoio do Hospital São Domingos.

De acordo com o coordenador do Centro de Simulação Realística do HSD, Luís Carlos Bernardino Júnior, a grande importância do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é a difusão, entre a população, de conhecimentos básicos das técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), que permite à pessoa treinada prestar o primeiro socorro e poder salvar vidas.

“O socorro imediato, com a reanimação da pessoa em PCR, é fundamental para salvá-la, pois a cada minuto sem a realização da RCP, a vítima perde até 10% da chance de sobreviver, ou seja, não dá tempo de esperar a equipe de resgate para só então iniciar as manobras de reanimação. É importante que todos saibam as técnicas básicas de RCP, visando a um socorro imediato diante de uma PCR, que deverá ser mantido até a chegada da equipe de resgate”, explica o médico.

São exatamente as técnicas básicas que serão mostradas, durante a ação, por médicos e estudantes das instituições promotoras. Serão utilizados manequins de reanimação, simuladores de corpo humano, para que a população aprenda a executar a RCP utilizando apenas as mãos. Também aprenderão a usar o desfibrilador externo automático (DEA), equipamento necessário para reverter algumas arritmias cardíacas causadoras de PCR. Este aparelho pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo que não seja profissional de saúde, e já está disponível em locais de grande circulação, como shopping, aeroportos, aviões e academias de ginástica.

Técnicas
O médico acrescenta que todas as pessoas devem saber aplicar as técnicas de reanimação cardiopulmonar, pois estas são relativamente fáceis e isso aumenta a chance de sobrevivência da vítima. “Uma PCR pode ocorrer em qualquer lugar e se houver uma pessoa apta a fazer a RCP, como socorro básico, a vítima terá maior chance de sobreviver. Por isso, estamos nos mobilizando para levar à população o conhecimento de como proceder em casos de PCR”, justifica. Esta é uma ação de grande utilidade pública.

O Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar é uma mobilização iniciada no Maranhão, em 2013. Aos poucos, os organizadores foram mobilizando outros estados a aderirem. Atualmente, o movimento já atinge todo o país. "É um relevante serviço que prestamos à população, pois, além de esclarecermos as pessoas sobre a importância da reanimação, mostramos na prática, com manequins, como fazer RCP de forma eficiente e adequada, ajudando, assim, a salvarmos vidas", conclui Luís Carlos Bernardino Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.