Celebração

Aniversário da ACM é celebrado com palestra e inauguração de galeria

Eventos realizados na quarta-feira à noite integram as atividades de comemoração dos 164 anos da Associação Comercial do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

[e-s001]: Foto: DeJesus

Em mais uma noite festiva, a Associação Comercial do Maranhão deu prosseguimento às celebrações do mês em que comemora 164 anos de fundação. Na quarta-feira, 15, marcaram a programação a solenidade de inauguração da Galeria das Ex-Presidentes do Conselho da Mulher Empresária (CME) da entidade e a palestra com o diretor do Instituto Hoffman, Jaime Bertolino.
A galeria é composta pelas ex-presidentes do CME: Jesus Monteles, Luzia Rezende, Claudia Galgani, Márcia Nadler e Edna Montenegro. Em seu discurso de agradecimento, a empresária Jesus Monteles, que foi a primeira presidente do Conselho da Mulher da ACM, frisou a importância do movimento para fortalecer e incentivar o empreendedorismo feminino na entidade de classe.
“Na época, eu era uma das poucas mulheres que frequentava a ACM. Mas, a partir da criação do CME, na gestão do presidente Luís Carlos Cantanhede, conseguimos várias conquistas, entre elas eleger a primeira mulher a presidir a entidade, a empresária Luzia Rezende”, destacou.

Palestra
Em seguida, foi a vez da palestra da noite, com o diretor do Instituto Hoffman, Jaime Bertolino, que trou­xe o tema principal dos 164 anos da ACM: “Ter e ser: um equilíbrio que requer escolhas e comprometimento”. Para ele, foi um privilégio participar das celebrações dos 164 anos da ACM.
“Pra mim, é um privilégio poder participar deste momento histórico, trazer uma reflexão sobre o ‘ser’ numa casa centenária que lida com o comércio”, destacou. Para Bertolino, o momento foi de falar sobre a importância de integrar as pessoas ao invés que pensar que sozinhos podemos tudo. “O ‘ser’ é a inclusão e o ‘ter’ o individualismo”, destacou.
Para o presidente da ACM, Felipe Mussalém, trazer essa discussão à tona é de grande importância, pois desperta no empresário a visão humanizada do seu negócio, principalmente enquanto líder de equipe. “Falo da importância desta semente plantada. Discutimos um tema que não está tão longe da realidade de alguns: ser para ter um caminho saudável de realização pessoal e, consequentemente, profissional”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.