Arte

São Luís ganha mais cores em artes digitais

Publicitário e artista visual, Joubert Ribeiro, cria artes que mesclam colagens e arte digital para homenagear a cidade

Ingrid Assis / Especial para o Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Rua Portugal em intervenção de Joubert Ribeiro
Rua Portugal em intervenção de Joubert Ribeiro

SÃO LUÍS - Quem nunca se pegou admirando as cores de São Luís? Os arabescos nos azulejos dos casarões? O céu em um fim de tarde na praia, no qual o rosa e o laranja se misturam de uma forma hipnotizadora? Momentos assim e lugares como estes inspiraram o publicitário e artista visual, Joubert Ribeiro, a criar uma coleção de artes que mescla cenários da cidade e colagem, adicionando digitalmente uma profusão de novas cores aos lugares.

“Realizo uma técnica mista, que flerta entre a colagem e a arte digital. Com isso incorporo a leveza, o quesito orgânico e descontraído da linguagem da colagem, e a maior liberdade de criação da técnica digital”, explicou Joubert Ribeiro.

A base das criações são fotografias, algumas feitas pelo próprio artista, como da Beira-Mar e da Fonte do Ribeirão. Já a fotografia da Rua Portugal é do Maurício Alexandre. “Nessa última série de São Luís, eu escolhi os cenários que representariam bem a cidade, como a Praia Grande e a Beira-Mar. São postais lindíssimos da nossa cidade, pelos quais eu, particularmente, sou apaixonado!”, ressaltou o artista.
Com apurado senso estético, Joubert Ribeiro viu nas artes visuais digitais um caminho alternativo para externalizar as suas ideias, tendo em vista sua dificuldade de expressão em outras formas mais tradicionais de arte. “Comecei a produzir há 4 anos, na época, foi uma forma de expressar o que eu sentia. Eu não sabia desenhar nem pintar, mas tinha muitas ideias na cabeça e, desde então, venho produzindo bastante coisa e com diferentes temáticas”, relembrou.

Fonte do Ribeirão
Fonte do Ribeirão

Futuro
Engajado na cena artística da cidade, Joubert Ribeiro, antes das artes inspiradas na capital, que ganharam as redes sociais, realizou uma colagem gigante, em parceria com a Brenda Maciel, intitulada “Contrato”. “A colagem foi feita durante o Movimento Cidade, na Mansão Expressar. Foi um trabalho que criou uma conexão com o evento musical e, ao mesmo tempo, trouxe uma ligação com a nossa ancestralidade”, detalhou o artista.

Esta experiência, serviu de base para os projetos futuros a serem desenvolvidos com relação à coleção que versa sobre São Luís. Além das exposições que estão sendo organizadas e da popularização das criações via redes sociais, Joubert Ribeiro pretende tornar suas criações ainda mais acessíveis à população da cidade. “Estou planejando formas para que esse trabalho se transforme em uma arte de rua. Para que esteja acessível a todos!”, prometeu.

Trabalho
Trabalho "O Contrato", de Joubert Ribeiro

O ARTISTA NAS REDES

Twitter: @joubsribeiro

Instagram: @joubsribeiro

Site: www.behance.net/joubs

NÚMEROS

A arte da Fonte do Ribeirão em números:

Twitter: 633 curtidas; 140 compartilhamentos

Instagram: 444 curtidas

Facebook: 78 curtidas

“Tenho várias inspirações, mas, hoje em dia, em vez de procurar um estilo ou artista específico, gosto de me inspirar em aspectos desses artistas, por exemplo: em uns me inspiro muito forma de compor, outros da desconstrução ou na forma de trabalhar com cores. Eu acho que essa forma de inspirar deixa o trabalho mais solto e rico”Joubert, Ribeiro, artista visual

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.