Embarcação

Fragata Liberal da Marinha recebeu visitantes no Itaqui

Embarcação de guerra esteve ancorada no porto maranhense neste fim de semana, antes de passar pelos portos de Las Palmas, na Espanha, e Toulon, na França, com destino ao Líbano, onde atracará em missão de paz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Com destino ao Líbano, onde participará de uma missão de paz, a Fragrata Liberal, da Marinha do Brasil, atracou no Porto do Itaquí no fim de semana e abriu visitação ao público de São Luís. Quem participou, pode conhecer um pouco mais sobre o dia a dia dos marinheiros e das diversas funcionalidades da embarcação. O evento atraiu famílias e amigos de toda a cidade.
O navio é uma embarcação de guerra, equipada com uma aeronave linx, armas e diversas especificidades que despertam a curiosidade de muitas pessoas, principalmente de crianças. A Marinha brasileira atua há 12 anos no Líbano, na missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
A visitação começou no início da tarde e às 15h de sábado o primeiro grupo já estava no navio. O funcionário público Marcelo Veríssimo aproveitou a oportunidade e levou o filho Davi para conhecer a Fragata e não se arrependeu.
"É uma iniciativa muito boa, até para a gente ter esse contato com as Forças Armadas. Aqui no porto é sempre tão restrito, tão fechado e quando eu soube dessa iniciativa, me animei bastante. Tanto eu quanto meu filho gostamos muito de navio, então aproveitei a oportunidade para conhecer mais de perto", contou.
Mesmo para quem atua na área portuária, a experiência é diferenciada. Giuliano Assis trabalha com operações portuárias e visitou a Fragata Liberal acompanhado da esposa e filhos e também elogiou a oportunidade oferecida pela Marinha.
"Esse passeio é muito importante para mostrar como funciona uma estrutura portuária. As crianças, principalmente, ficaram naquela loucura de querer entender e foi muito legal descobrir que existe um mundo maior do que nós vemos na cidade", destacou.
Apesar da proximidade de Giuliano Assis com esse mundo da navegação, sua família nunca esteve em um navio e a experiência de conhecer uma embarcação de guerra é um momento único. O encantamento é ainda maior para as crianças, como sua filha, a pequena Samara Assis, de sete anos, que gostou de cada nova descoberta. "Eu nem tenho preferido porque é tudo novo e muito legal. Gostei de tudo", afirmou.
Além do público, a tripulação, composta por 200 militares, também se sente mais empolgada durante visitações como essa. Os marinheiros são responsáveis pela apresentação de cada compartimento disponível. São 80 espaços, entre camarotes, cabine de comando, cozinha, entre outros que fazem parte do dia a dia dos tripulantes.
A Marinha brasileira é composta por oito fragatas atuantes em missões como esta. Para o capitão da fragata e comandante do navio, Cláudio Correia, o momento é fundamental para o reconhecimento do trabalho militar. Ele ressaltou a atuação nacional na missão no Oriente Médio.
"Essa missão é a única no mar em toda a história da ONU. Ela começou em 2006 e o Brasil assumiu o comando em 2011, então a gente já está há sete anos no comando. Essa força é composta por seis navios do Brasil, da Alemanha, Indonésia, Grécia, Turquia e Bangladesh, e o comandante é um almirante brasileiro, isso é importante", ressaltou Cláudio Correia.

Substituição

A embarcação irá substituir a Fragata Independência (F44), que já está na área de operações há 6 meses. Partiu do Rio de Janeiro e além de São Luís, passará pelos portos de Las Palmas, na Espanha, e Toulon, na França, antes de sua chegada a Beirute, no Líbano, onde permanecerá por 6 meses, como esclareceu o capitão Cláudio Correia.

"O Brasil, a cada seis meses manda um navio para passar um semestre lá. Nós chegaremos em setembro e devemos permanecer até março", contou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.