Navio

Fragata Liberal atracará no Porto do Itaqui neste sábado

Embarcação integra a Força-Tarefa da Marinha e permanecerá em São Luís nos dias 11 e 12 de agosto; visitação ao público estará aberta no período

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
A Fragata Liberal poderá ser visitada no próximo sábado e domingo no Porto do Itaqui
A Fragata Liberal poderá ser visitada no próximo sábado e domingo no Porto do Itaqui (Fragata Liberal)

SÃO LUÍS - A Fragata Liberal (F43) e uma aeronave, integrantes da Marinha do Brasil, atracarão neste sábado, 11, no Berço 104 do Porto do Itaqui em São Luís. Eles fazem parte da Força Tarefa Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) e estarão abertos a visitação entre os dias 11 e 12 de agosto, na capital.

Criada em 1978 pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Unifil originalmente se propôs a reparar a segurança e paz internacional, assegurar a retirada de tropas israelenses da região meridional libanesa e assistir o governo do Líbano na restauração de sua autoridade.

Em outubro de 2006 foi criada a Força-Tarefa Marítima para apoiar a Marinha Libanesa no monitoramento de suas águas territoriais, com propósito de impedir a entrada de armas ou materiais não autorizados, sendo esta a primeira e única Força-Tarefa Marítima da ONU.

Em fevereiro de 2011, o Brasil assumiu o comando da Força-Tarefa Marítima(FTM), estando nesta missão até os dias de hoje. A Força Naval é composta por navios da Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia. A Força-Tarefa Marítima (FTM) atualmente é comandada pelo Contra Almirante Eduardo Machado Vazquez.

A Fragata Liberal é comandada pelo capitão de Fragata Claudio Henrique Teixeira Correia e sua tripulação é composta por 200 militares, incluindo um destacamento aéreo e Fuzileiros Navais. É o quarto navio da Classe Niterói, foi incorporado à Marinha do Brasil em 1978. Após ter passado por um período de modernização, onde foram instalados novos sensores e armamentos, passou a constituir o que há de mais moderno na Marinha.

Ações

Sua missão é executar ações contra ameaças submarinas, aéreas e de superfície para garantir proteção às Forças Navais. Para isso, a Fragata dispõe de mísseis de elevada precisão e alcance, além de canhões com alta cadência de tiro.

A embarcação partiu do Rio de Janeiro no dia 04 de agosto, com destino ao Libano, para substituir a Fragata Independência (F44) que já está na área de operações há 6 meses e tem retorno previsto para o dia 21 de abril de 2019. Além do Porto do Itaqui, deverá atracar também nos portos Las Palmas, na Espanha e Toulon, França, antes de sua chegada a Beirute, onde permanecerá por 6 meses.

O navio ficará no Berço 104 do Porto do Itaqui e será aberto para visitação pública nos dias 11 e 12 de agosto, das 13h30 às 17h30, com entrada gratuita. Para permitir um melhor fluxo de visitantes, o acesso ao Porto será liberado, para esta visitação, somente no período de 13h30h às 14h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.