SAÚDE

Campanha alerta sobre o controle do colesterol

Ações fazem parte do Dia Nacional de Controle do Colesterol; atividades foram realizadas na Praça Benedito Leite

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Campanha aconteceu na Praça Benedito Leite
Campanha aconteceu na Praça Benedito Leite (Combate ao colesterol)

SÃO LUÍS - A campanha em alusão ao Dia Nacional de Controle do Colesterol foi realizada ontem (5) durante a Feirinha São Luís, na praça Benedito Leite, com o intuito de alertar e conscientizar a população sobre os riscos que as alterações do colesterol oferecem à saúde. As ações foram promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) e contaram com a participação de médicos e alunos de medicina e enfermagem de instituições da capital.

No dia 8 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Controle do Colesterol, que foi instituído pelo governo, em 2003, com o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo, sobre a importância do controle da doença e como é feito o tratamento.
Atualmente, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e, aproximadamente, 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No País, a data foi instituída por causa dos altos números de mortes, cerca de 300 mil por ano, em decorrência de infartos e derrames.

Buscando modificar esta realidade, Semus e SES realizaram, na manhã de ontem (5), uma ação com a participação de médicos cardiologistas, através de uma parceria firmada com a Sociedade de Cardiologia local. Durante as atividades foram oferecidos serviços como aferição de pressão, orientações alimentares e medicamentosas, medição de glicemia e explicações sobre a importância do cuidado com a saúde.
Estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de técnico em enfermagem de uma instituição privada, tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, dando suporte às atividades, como explicou Jadilson Neto, técnico da coordenação de saúde do adulto da Semus.

“A gente trouxe esses acadêmicos para vivenciarem esse atendimento na prática. Eles fazem o acompanhamento no aferimento de pressão, medição de glicemia e abordagens explicando sobre nutrição e outros trabalhos relacionados ao colesterol”, explicou.

Quem visitou a feira, aproveitou o momento. A dona de casa Célia Bezerra tirou as dúvidas que precisava e realizou os exames prévios oferecidos. “Eu tirei logo a minha glicemia e tirei umas dúvidas sobre alimentação, porque nem sempre a gente tem oportunidade. É importante cuidar do colesterol para evitar doenças graves no futuro”, destacou.

Colesterol
O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo, que desempenha funções essenciais como a produção de hormônio e de vitamina D, por exemplo. Porém, o excesso de colesterol é prejudicial à saúde, pois, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Ele está presente em alimentos de origem animal, como a carne, o leite integral e os ovos.

Nosso sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Crianças e adolescentes
O colesterol alto na infância e adolescência está relacionado, na maioria dos casos, à má alimentação e ao sedentarismo. Mas também pode ser provocado por uma doença genética ou histórico familiar, como pais e avós que tenham tido infarto ou derrame.

Segundo o estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a dieta alimentar do brasileiro, os adolescentes de 14 a 18 anos de idade são os que mais ingerem alimentos com colesterol. Entre os meninos, a média de consumo foi de 282,1 miligramas por dia e, entre as meninas, de 237,9 miligramas - as maiores médias registradas em comparação às faixas etárias analisadas dos dois sexos. O recomendado é ingerir de 200 a 300 miligramas de colesterol por dia.
O colesterol alto não traz problemas imediatos para as crianças e adolescentes, mas aumenta o risco de doenças cardíacas e até de infarto na fase adulta, aos 25 ou 30 anos de idade.

Como não apresenta sintomas claros, os pais devem ficar atentos se a criança ou adolescente começar a engordar muito e, principalmente, se houver histórico na família de morte por infarto, de obesidade, de sedentarismo e alimentação com exagero de gorduras saturadas. Outra indicação é observar e controlar o nível de colesterol a partir dos dez anos de idade.

A taxa elevada é identificada somente por meio de um exame de sangue.

Alimentação saudável
Os alimentos ricos em colesterol ruim são: bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas gordas, gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta.
Já os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol são: aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pera, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo e vegetais folhosos. l

Prevenção

Para evitar o distúrbio, os médicos recomendam ter uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras. Pode ajudar também a substituição do leite e derivados integrais por produtos desnatados; o consumo de alimentos que não contenham gordura saturada ou hidrogenada; o controle da pressão arterial; o abandono do cigarro; a manutenção do peso; e a periodicidade dos exames clínicos.

A prática regular de exercícios físicos é uma das grandes aliadas de uma vida saudável. Segundo dados do Ministério da Saúde, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer.

O tipo de exercício não importa, desde que seja praticado moderadamente e orientado por profissional habilitado que respeite, acima de tudo, o limite físico de cada pessoa. Os benefícios são a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, a queima de calorias, o controle da diabetes, o fortalecimento muscular e ósseo, a melhora na capacidade pulmonar e na flexibilidade das articulações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.