Comemoração

Caxias comemora 195 anos de adesão à independência

Data é marcante na história da “Princesa do Sertão Maranhense”, que foi um dos maiores focos de resistência portuguesa no Maranhão

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Mirante da Balaiada, um dos marcos turísticos da cidade de Caxias, no Maranhão
Mirante da Balaiada, um dos marcos turísticos da cidade de Caxias, no Maranhão (Mirante da Balaiada)

CAXIAS – A cidade de Caxias, distante 360 quilômetros de São Luís, é uma das mais populosas do estado com mais de 160 mil habitantes, completa hoje, 1º de agosto, 195 anos de adesão à independência do Brasil. Caxias é berço de Vespasiano Ramos, Coelho Neto e Gonçalves Dias.

A data é marcada por reviver o momento histórico em que o povo caxiense deixou de ser domínio português e aderiu à Independência do Brasil. A Vila de Caxias tornava-se, também, livre do cunho de estado colonial e se constituía em um próspero centro comercial e soberano da nova Província do Maranhão.

Caxias foi um dos maiores focos de resistência portuguesa no Maranhão. Enquanto São Luís aderiu à Independência em 28 de julho de 1823, a “Princesa do Sertão” na figura do tenente português João José da Cunha Fidié (comendador da Ordem de Avis e diretor do Colégio Militar) resistiu até ser preso em um sobrado, onde hoje está situada a Praça Gonçalves Dias.

Foi pelo Morro do Alecrim ou Morro das Tabocas que as tropas do Exército brasileiro invadiram Caxias e pela Rua 1º de Agosto, chamada na época de Caminho dos Jesuítas, que os soldados chegaram à Igreja da Matriz. Terminava assim a resistência de quase um ano ao governo de Dom Pedro I. Tendo em vista que o Brasil havia decretado Independência de Portugal um ano antes.

“A Princesa do Sertão”

A história de Caxias começa, no século XVII, com o Movimento de Entradas e Bandeiras ao interior maranhense para o reconhecimento e ocupação das terras às margens do rio Itapecuru, durante a invasão francesa no Maranhão, principalmente com o trabalho valoroso dos missionários religiosos em busca de almas para a fé cristã. O local onde está situada a cidade foi, primitivamente, um agregado de grandes aldeias dos índios Timbiras e Gamelas, que conviviam pacificamente com os franceses. Porém, com a expulsão dos franceses do Maranhão, em 1615, os portugueses subjugaram tais aldeias e venderam os índios como escravos.

Várias denominações foram impostas ao lugar, dentre as quais, Guanaré – denominação indígena –, São José das Aldeias Altas, Freguesia das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas, Vila de Caxias e, finalmente, através da Lei Provincial, número 24, datada de 5 de julho de 1836, fora elevado à categoria de cidade com a denominação de Caxias. Foi na Igreja de São Benedito que, em 1858, o antístite da Igreja Maranhense, dom Manoel Joaquim da Silveira, denominou Caxias com o título: “A Princesa do Sertão Maranhense”.

Festa

Para comemorar o marco histórico do município, será realizada hoje uma solenidade em comemoração à data em frente a sede da Prefeitura, localizada na Praça Dias Carneiro, no Centro. Estarão presente autoridades, políticos, empresários e a sociedade. Para celebrar a data, haverá hasteamento de bandeiras, formação de tropa e o tradicional corte do bolo em celebração à data simbólica para os caxienses.

Posterior ao ato solene, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil sairá em caravana realizando a entrega de obras. Na ocasião, serão inauguradas a reforma de 28 escolas, duas praças, quadras poliesportivas, sistema de iluminação de LED da Avenida Alvorada, no bairro Mutirão, além de anunciar o lançamento de outras obras

No sábado (4/8) e domingo (5/8), haverá o grande show musical realizado pela Prefeitura de Caxias, no Parque da Cidade. Em um evento de grande porte, para comemorar a data alusiva à adesão de Caxias à Independência do Brasil, os cantores Bell Marques e Avine Vinny, entre outros, se apresentarão para a população.

Saiba mais

Programação musical

Bell Marques

Avine Vinny

Limão com Mel

Brucelose

Cláudia Rodrigues

Gelson Santos

Forró das Antigas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.