Fé e religiosidade

Carreata marca o fim das homenagens a São Cristóvão

Programação, organizada pela paróquia do santo, em parceria com o Sindicato dos Rodoviários, contou com grande mobilização; após a carreata, foi realizada missa

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A tradicional carreata em homenagem a São Cristóvão – que este ano de acordo com os organizadores está em sua 51ª edição – foi realizada na tarde de ontem (25), em São Luís, e marcou o fim das atividades alusivas ao santo. O cortejo – que percorreu ruas e avenidas da cidade – se concentrou antes da saída na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema), no Centro, um dos organizadores do evento, e passou por vias importantes da cidade, acompanhada por centenas de devotos. No início da noite de ontem, foi celebrada missa na Igreja de São Cristóvão, situada na Avenida Guajajaras.

Antes da carreata, foi celebrada missa com a imagem do santo homenageado no salão de eventos da sede do Strrema, situada na Rua Afonso Pena, Centro. Durante a celebração, o diácono da Paróquia de São Cristóvão, Carlos Magno Ericeira, expôs a importância do santo para a categoria. “São Cristóvão tem uma importância ímpar para a história da Igreja Católica. É por meio desta fé que diferentes devotos todos os anos se reúnem para estas importantes homenagens”, disse.

A O Estado, o diácono explicou as razões para a Igreja Católica considerar São Cristóvão padroeiro de várias categorias profissionais, entre elas os motoristas. “No século terceiro, São Cristóvão tinha a missão de promover a passagem das pessoas de um lado para outro de um rio. Até que um dia ele carregou um menino, que estava muito pesado. Era Jesus Cristo, e desde então o santo ganhou a importância e esteve relacionado a quem transporta as pessoas”, disse.

Uma das devotas de São Cristóvão, a aposentada Maria Raimunda de Almeida, de 53 anos, falou sobre o seu amor ao santo padroeiro dos motoristas. “Ele [São Cristóvão] é o meu santo maior. A ele devo as minhas orações, os meus pedidos e é nele que me baseio para fazer os meus pedidos”, afirmou.

Às 16h30 de ontem, o cortejo deixou a sede do Sttrema em direção à Igreja de São Cristóvão. A imagem do santo seguiu em um carro de som e foi acompanhada por vários veículos. Nas Cajazeiras, no Centro, a imagem foi reverenciada até mesmo por pessoas que transitavam na via sem saber da carreata.

“Que coisa linda esta homenagem tão tradicional a um santo tão importante”, disse o funcionário público Mário Lopes.

SAIBA MAIS

O dia de São Cristóvão é comemorado em 25 de julho e – de acordo com o catolicismo – o nome do santo significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega Cristo”. Além dos motoristas, em alguns estados como o Rio de Janeiro, São Cristóvão é também considerado padroeiro dos marinheiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.