Violência

Por pouco, homens não apanham até a morte no fim de semana

Casos aconteceram nas cidades de São Luís e em Imperatriz. Tentativas de linchamento sucederam práticas criminosas cometidas pelas vítimas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - A decisão de fazer “justiça com as próprias mãos” por pouco não terminou com duas tragédias no último de semana no Maranhão. As tentativas de linchamento às quais O Estado teve conhecimento foram registradas nas cidades de São Luís e Imperatriz. Em ambos os casos, a polícia impediu a consumação das mortes por agressões físicas.

No sábado, por volta das 8h30, a polícia tomou conhecimento de que estava havendo uma tentativa de linchamento na Vila Cabral, nas proximidades do Centro de Detenção Provisória do Complexo de Pedrinhas, em São Luís. De acordo com a polícia, com base em informações de populares, a comerciante identificada como Maria das Graças, que possui um estabelecimento de venda de comida caseira no bairro, teria dado, sem qualquer intuito criminoso, uma faca para um homem identificado como Francisco Barrozo Rodrigues, de 37 anos, morador da Vila Maranhão, que alegou que usaria o instrumento para cortar um beiju.

Após ter a faca nas mãos, Barrozo partiu para cima, sem nenhuma razão aparente, de Fábio Pereira dos Santos, de 32 anos, que também estava no estabelecimento. O acusado desferiu vários golpes de faca na vítima, que foi encaminhada para uma unidade de saúde no bairro do Maracanã, onde, até o fechamento desta edição, o estado de saúde era considerado estável.

Ao desferir os golpes de faca na vítima, o acusado foi rendido por vários populares que presenciaram o fato e começou a sofrer vários chutes e socos. Minutos mais tarde, a polícia chegou e impediu o linchamento.

Barrozo ainda foi encaminhado para uma unidade de saúde e, na manhã de sábado,14, foi apresentado no Plantão da Cidade Operária para a realização de procedimentos cabíveis.

Imperatriz

Um outro caso de quase morte por linchamento aconteceu no final de semana em Imperatriz. Segundo a polícia, um jovem - que não teve o nome revelado e que seria estudante do curso de Direito - por pouco não apanhou até a morte após assaltar uma idosa no bairro Sol Nascente, na Região Tocantina.

Segundo populares, o autor havia cometido o assalto para comprar drogas para consumo próprio. Ele foi detido, após quase ser linchado, com várias escoriações nas pernas, braços e rosto.

Mais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no fim de semana, no Km 551 da BR-316, no município de Caxias (MA) um veículo Hilux com sinais de adulteração. De acordo com a polícia, o fato aconteceu na noite de sábado,14, e o veículo apresentava placa OLM-8560 do Maranhão. O condutor do veículo, que não teve o nome revelado, alegou aos policiais que não sabia da irregularidade e que adquiriu o veículo por R$ 107 mil de um vendedor em Santa Inês (MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.