Reclamação

Usuários denunciam morosidade e favorecimentos em posto de saúde

Caso estaria ocorrendo no Centro de Saúde Paulo Ramos, administrado pela Prefeitura de São Luís

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Usuários buscam atendimento no Centro de Saúde Paulo Ramos e reclamam de problemas na unidade
Usuários buscam atendimento no Centro de Saúde Paulo Ramos e reclamam de problemas na unidade (paulo Ramos)

Usuários do Sistema Único de Saú­de (SUS) que desejam acesso aos serviços básicos oferecidos pelo poder público municipal denunciaram a O Estado a morosidade e favorecimentos, por parte de funcionários da administração da Prefeitura de São Luís, na distribuição de senhas para acesso às consultas e exames. De acordo com a denún­cia, recebida pelo matutino às 9h30 de ontem e constatada parcialmente no local, o caso estaria ocorrendo no Centro de Saúde Paulo Ramos, um dos mais procurados da cidade. Sobre a denúncia, até o fechamento desta edição o Município não se manifestou.

De acordo com a dona de casa Bruna Pinho, de 25 anos e moradora do município de São José de Ribamar, a demora no acesso às senhas e, em consequência, aos serviços é algo constante. Ela chegou ao Centro de Saúde Paulo Ramos por volta das 7h de ontem (12) e recebeu uma senha provisória para a marcação de uma consulta cardiológica para a mãe dela, identificada como Maria Esmeralda Ferreira, de 55 anos, nascida em Pio XII e moradora do município maranhense de Santa Luzia.

A dona de casa foi informada, segundo ela, por funcionários da unidade de saúde, que teria que retornar à tarde para marcar oficialmente a consulta. “Ou seja, a gente perde o dia inteiro para fazer algo que poderia ser muito mais simples”, disse.

Segundo ela, funcionários fo­ram flagrados por volta das 8h de ontem na parte interna da unidade separando senhas. Ao ver o fato, a dona de casa questionou o funcionário, cujo nome não foi revelado. “Ele me disse que não estava fazendo, mas estava, sim. Eu vi ele falando com outra pessoa e separando as senhas”, afirmou.

Retorno
Para corroborar com a denúncia, de acordo com a aposentada Maria da Assunção Pacheco, de 64 anos, e que também procurou o Centro de Saúde Paulo Ramos em busca da marcação de um exame cardiológico, às 8h30 de ontem a direção da unidade informou que não ha­via mais senhas. Após reclamações dos usuários, meia hora depois novas senhas provisórias foram distribuídas. “Mas com a condição de a gente retornar à tarde para resolver o assunto. Como é que pode o cidadão se submeter a isso?”, frisou.

Ela, que também tem problemas no coração, reclamou. “Eu nem poderia estar passando por isso. Mas estou”, disse. Até as 11h de ontem (12), usuários ainda eram vistos na recepção do centro de saúde requisitando senhas para procedimentos cardiológicos.

Ele me disse que não estava fazendo, mas estava, sim. Eu vi ele falando com outra pessoa e separando as senhas"Bruna Pinho, 25 anos, usuária do SUS e dona de casa

Outro lado
O Estado não conseguiu falar com nenhum representante da direção do Centro de Saúde Paulo Ramos. A unidade é uma das mais antigas da cidade. De acordo com historiadores, o local foi inaugurado em meados da década de 1940 e é referência no atendimento à população da capital maranhense e do interior do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.