Tradição

13º Encontro de Miolos de Boi movimenta Centro Histórico

O evento mobilizou representantes do bumba meu boi e atraiu turistas para a Praia Grande; a programação se estendeu durante todo o dia

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - O 13º Encontro de Miolos de Boi, realizado na sexta-feira (13), no Canto da Cultura, na Praia Grande, reuniu brincantes de diversos grupos culturais do estado. Apresentações das bandas oficiais de São Luís e de bumba meu boi animaram os presentes na festa, que homenageia personagens "anônimos" da cultura maranhense.

Vários couros de bois foram expostos nas ruas Portugal e da Estrela, enquanto seus miolos participavam da festa, que animou o Centro Histórico. O evento é organizado para prestigiar os brincantes que carregam o principal personagem da manifestação durante todo o período junino, como contou José Reis, um dos organizadores do evento.

Os miolos dos bois têm papel fundamental para a brincadeira e sentem-se honrados por sua representação para a cultura. Na família de Hamilton Santos, miolo do Boi de Pindaré há 35 anos, a tradição transcende as gerações.

"O costume passa de geração a geração. Meu pai, meu avô, aí já tenho filho, filha, neto e todos brincam no boi. Eu brinco desde meus nove anos. É muita emoção, pra mim o bumba-boi é minha vida. Enquanto eu tiver vida e saúde, eu estou brincando, se Deus me ajudar, eu estou junto com ele”, declarou Santos.

O pequeno Victor Samuel, de 11 anos, é miolo de boi há cinco e explicou os requisitos para assumir o papel. “Tem que ter pique para todas as apresentações e dançar bem. É muito legal, muito divertido ser mio­lo”, contou.

Quem também aprecia a festança são os turistas. A artista visual Licia Chaves veio de Campinas (SP) aproveitar alguns dias na cidade e prolongou a estadia, que deveria ter acabado quarta-feira (12), para prestigiar o Encontro dos Miolos.

“A gente ficou mais tempo para poder aproveitar toda essa festa e ficar aqui hoje, por conta do evento. É a primeira vez que a gente vem ao Maranhão e está encantado com tudo que viu até agora. Está tudo muito bom, foi uma surpresa muito boa, mais rico do que a gente pensou que fosse. Uma coisa que a gente já conversou é que, assim que der, volta para conhecer mais coisas que não deu para conhecer desta vez", declarou.

Cortejo
Como parte da festança, várias atrações também se apresentaram no Canto da Cultura, na Praia Grande, como a banda de música do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, Polícia Militar, Banda do Bom Menino das Mercês e Guarda Municipal.

O evento contou ainda com um breve cortejo pelas ruas do Centro Histórico, com cerca de 150 miolos de grupos de bumba meu boi. Apresentações culturais como o Boi do Sesc e de Guimarães também fizeram parte da festa, que foi encerrada com a apresentação do batalhão pesado do Boi da Pindoba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.