Violência

11 ocorrências registradas na Operação Férias em São Luís

Crimes como lesão corporal, roubo e furto foram os principais registrados pelo Bptur nos primeiros 10 dias de julho; faixa litorânea está sendo patrulhada

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Grupo de turistas suiços em passeio pela Avenida Litorânea, um dos locais patrulhados pelo Bptur
Grupo de turistas suiços em passeio pela Avenida Litorânea, um dos locais patrulhados pelo Bptur (turistas em SL)

SÃO LUÍS - Do dia 1º até ontem, um total de 11 ocorrências havia sido registrado pelo Batalhão de Turismo da Polícia Militar do Maranhão (Bptur). Entre os crimes registrados, lesão corporal, roubo e furto foram os principais, somando oito do total.

Com o aumento no fluxo de visitação dos turistas na Ilha neste mês de julho, período de férias escolares e para muitos trabalhadores, o Bptur articulou mais uma fase da Operação Férias, que tem o objetivo de garantir a segurança do turista.

Até o momento, áreas como o Centro Histórico/Praia Grande - que é um espaço bastante movimentado por jovens da capital e turistas que querem conhecer o conjunto arquitetônico da cidade -, as praças da Lagoa, Benedito Leite e o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia têm sido policiadas pelo Bptur.

Uma novidade é o patrulhamen­to que foi destinado, desta vez para a faixa litorânea da capital, como explicou o coronel José Maria Honório de Carvalho. “Nas praias, em toda a orla, da Península até o Araçagi, nós temos feito o policiamento na faixa de areia que era uma coisa que não tinha na rotina de trabalho [da Bptur]. A iniciativa é mais por prevenção e, principalmente, porque nós percebemos que a polícia não tinha o hábito de fazer patrulhamento nessa faixa. Por isso, implementamos esse tipo de policiamento para dar uma visibilidade maior ao turista, para ele se sentir seguro.”

A capital maranhense acumula um histórico de ocorrências que, por tantas vezes, resultaram em crimes mais sérios, comprometendo a integridade física de turistas e da população local. O último caso, e de grande repercussão, foi o de um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi esfaqueado durante um assalto em um dos pontos nobres de São Luís.

Relembre
No dia 15 de junho, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antonio José Teixeira Guerra, foi vítima de assalto e acabou esfaqueado na área da Lagoa Ana Jansen. Ele fazia caminhada quando foi abordado por dois assaltantes em uma moto, segundo a polícia. As facadas atingiram a região do braço e do tórax.

O docente da UFRJ é referência nacional e internacional em Geomorfologia e veio a São Luís para participar da banca de defesa de memorial para a progressão à carreira de titular do professor Antônio Cordeiro Feitosa, do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Saiba mais

Patrulhamento
O objetivo da Operação Férias é garantir a segurança de turistas nacionais e internacionais. O foco tem sido patrulhar áreas onde concentram-se grandes públicos, com o intuito da prevenção de delitos que, fatidicamente, ocorrem quase diariamente na capital.


Dicas da Bptur
- procurar frequentar lugares em que se sinta seguro
- andar sempre acompanhado
- estrangeiros devem trocar a moeda em casas de câmbio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.