Balneabilidade

Férias com quase 70% das praias impróprias na Grande São Luís

Apenas uma praia da capital apresenta pontos em condições ideais de balneabilidade; situação preocupa população; há problemas em Ribamar

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Placa alerta para área imprópria ao banho em São Luís; situação é a mesma na maior parte da orla
Placa alerta para área imprópria ao banho em São Luís; situação é a mesma na maior parte da orla (praia / balneabilidade)

SÃO LUÍS - Quase 70% das praias de São Luís e São José de Ribamar estão impróprias para o banho, conforme com o laudo divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Na capital, apenas dois pontos apresentaram condições ideais de balneabilidade. Condições preocupa quem frequenta a orla durante as férias.

Quase 70% das praias de São Luís e São José de Ribamar estão impróprias para o banho, conforme o laudo divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Na capital, apenas dois pontos apresentaram condições ideais de balneabilidade, situação que preocupa quem frequenta a orla durante as férias.

De acordo com o laudo emitido na última quinta-feira (5), pela Sema, 21 pontos localizados na capital e em São José de Ribamar foram mapeados entre os dias 3 de junho e 1º de julho. Entre os pontos analisados, apenas sete encontram-se em condições adequadas para o banho, sendo apenas dois em São Luís, localizados na Praia de São Marcos.

A condição de impropriedade das praias preocupa quem tem a orla como opção de lazer durante as férias. A doméstica Alessandra Silva levou o neto de 5 anos à Praia do Calhau na manhã de sexta-feira (6), mas teme os perigos referentes à poluição do local.

“Eu me preocupo muito, porque as praias daqui são muito poluídas, sujas, as pessoas não tem cuidado. Eu, pelo menos, nunca peguei nenhuma doença nas praias, mas tomo alguns cuidados. Quando percebo que está muito suja, nem banho, e quando entro na água me preocupo em chegar em casa e tomar um banho bem banhado mesmo e passar um creme para evitar pegar alguma bactéria da praia”, explicou.

As amostras de água são colhidas semanalmente em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conama) nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

Outro lado
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que é a executora do Programa Mais Saneamento, desenvolvido pelo Governo do Estado para aumentar de 4% para 70% o índice de esgoto tratado na capital.
Para tanto, está instalando 355 km de rede coletora de esgoto e interceptores, construindo novas Estações Elevatórias de Esgoto e duas novas ETEs (Vinhais, já entregue e Anil, em construção), que se somam às duas já existentes para tratamento de esgoto na capital.

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho. A liberação ocorreu dia 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Fique por dentro

Condições das praias conforme o laudo emitido em 5 de julho

Praia da Ponta D’ areia (ao lado do Forte Santo Antonio) - Impróprio

Praia da Ponta D’ areia (atrás do Hotel Praia Mar) - Impróprio

Praia da Ponta D’ areia (atrás do Bar do Dodô) - Impróprio

Praia da Ponta D’ areia (em frente a Praça de Apoio ao Banhista) - Impróprio

Praia da Ponta D’ areia (em frente ao Edifício Herbene Regadas) - Impróprio

Praia da Ponta D’ areia (em frente ao Hotel Brisa Mar) - Impróprio

Praia de São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s) - Próprio

Praia de São Marcos (em frente a Barraca da Marcela) - Próprio

Praia de São Marcos (em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar) - Impróprio

Praia de São Marcos (em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo) - Impróprio

Praia de São Marcos (foz do Rio Calhau) - Impróprio

Praia do Calhau (à direita da elevatória II da Caema) - Impróprio

Praia do Calhau (em frente a Pousada Tambaú) - Impróprio

Praia do Calhau (em frente ao Bar Malibu) - Impróprio

Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Pimenta I) - Impróprio

Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II) - Impróprio

Praia do Meio (em frente ao Bar do Capiau) - Próprio

Praia do Meio (em frente ao Bar da Praia) - Próprio

Praia do Araçagy (em frente ao Fatima’s Bar) - Próprio

Praia do Araçagy (em frente ao Bar Novo Point) - Próprio

Praia do Araçagy (em frente ao Bar do Isaac) - Próprio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.