Contrabando

Cigarros: PF faz operação e prende 13 contrabandistas no Piauí e CE

Operação foi realizada ontem nas cidades de Parnaíba e Cocal, no Piauí, e em Sobral e Meruoca no Ceará; eles agiam também no Maranhão

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Policiais federais apreenderam caixas de cigarros contrabandeados
Policiais federais apreenderam caixas de cigarros contrabandeados (Contrabando)

SÃO LUÍS - Treze pessoas envolvidas no comércio de cigarros contrabandeados e falsificados no Maranhão, Piauí e Ceará foram presos ontem durante a operação Conexão Delta das Américas, realizada pela Polícia Federal nas cidades piauienses de Parnaíba e Cocal e em Sobral e Meruoca, no Ceará. Ainda durante o cerco policial, foram apreendidas cargas de cigarro, dinheiro e armas de fogo.

O delegado Carlos Alberto Ferreira, chefe da delegacia da Polícia Federal na cidade piauiense de Parnaíba, informou que os detidos, cujos nomes não foram fornecidos pela polícia, fazem parte de duas quadrilhas especializadas no comércio ilegal de cigarro contrabandeado. O grupo vinha sendo investigado desde novembro de 2016. “Os dois núcleos tinham uma logística compartilhada e até mesmo com concorrência”, comentou o delegado.

Durante a investigação, a polícia conseguiu prender milhares de caixas do produto contrabandeado. Durante a operação de ontem foram presas 13 pessoas, no Piauí e Ceará, por meio de ordem judicial, e apreendidos cargas de cigarro, dinheiro e armas de fogo.

O delegado informou, também, que foi determinada a apreensão de veículos usados como meio de transporte das mercadorias ilícitas, indisponibilidade de bens imóveis e bloqueio de contas dos principais envolvidos nesse esquema criminoso.

Os detidos vão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando, facilitação ao contrabando, sonegação de tributos, corrupção ativa e passiva, prevaricação, comercialização de produtos sabidamente adulterados nocivos à saúde e lavagem de dinheiro.

O nome da Operação foi inspirado na constatação de que os cigarros clandestinos negociados pelas organizações criminosas investigadas utilizam são distribuídos, preferencialmente, na região que compõe o Delta do Parnaíba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.