Comemoração

Copa do Mundo alavanca venda de fogos, em São Luís

Lojas que comercializam o produto, situadas no João Paulo, comemoram os resultados positivos; Crescimento em mais de 50%, comparado com o mesmo período do ano anterior, de acordo com proprietários

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Consumidores em busca de fogos de artifício em loja
Consumidores em busca de fogos de artifício em loja (fogos de artificio)

SÃO LUÍS - A venda de fogos de artifício teve um crescimento expressivo, em São Luís, neste período de festas juninas e Copa do Mundo. Lojas que comercializam o produto, situadas na Rua do Riachuelo, no João Paulo, comemoram os resultados positivos e garantem que houve um aumento em mais de 50% na procura, comparado com o mesmo período do ano anterior.

“Aumentou bastante a demanda, a procura por fogos de artifício. Acredito que esse fato está mais atrelado a Copa do Mundo do que ao período junino. A cada jogo do Brasil, aumenta a procura pelos fogos. Temos a esperança de que vamos conseguir zerar o estoque. Em média, uma pessoa compra entre R$ 50 e R$ 500 de fogos. Vamos torcer para a seleção brasileira vencer mais uma vez (Risos)”, relatou José Carlos Santos Teixeira, proprietário de uma loja e representante comercial no ramo de fogos de artifício. Os fogos mais procurados são: bomba de murrão, traques, estalos, apito com vara e tira lança.

Em outra loja situada na mesma Rua, a proprietária também comemora o crescimento nas vendas. “Aqui percebemos um aumento em mais de 50% na procura por fogos de artifício. Em dias de jogo do Brasil, o estabelecimento fica lotado de compradores. Vem família reunida ou se não representantes de eventos ou pessoas que compram para revender na própria residência", explicou Maria Raimunda Gomes, dona de uma loja do ramo.

“Vim comprar fogos para comemorar hoje o dia de São Pedro e guardar para o próximo jogo do Brasil [que acontece hoje]. Fogos é alegria”, disse Luciano Queiroz.

Cuidados:

A prática de usar fogos de artifício requer atenção e cuidados para evitar queimaduras graves e até mesmo mutilação.

Uso:

- A aquisição dos fogos deve ser feita em comércio certificado pelo Corpo de Bombeiros;

- Sempre utilizar em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica;

- Os rojões devem ser usados com um suporte e não segurados diretamente na mão;

- Os fogos não devem ser utilizados por crianças;

- Se a pessoa vai ingerir bebida alcoólica, não deve fazer uso de fogos de artifício.

Em caso de acidentes:

- As queimaduras leves devem ser lavadas com água fria e cobertas por um pano limpo, até chegar a um atendimento médico;

- No caso de sangramentos, a mão deve ser elevada para cima, evitando também fazer garrote.

Fonte: agênciabrasil.ebc.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.