Prevenção

Samu reforça ação de emergência cardiológica na Copa do Mundo

Preocupação é, em especial, durante os jogos da Seleção Brasileira, com ocorrências referentes a picos de pressão e descontrole nas batidas do coração por parte dos torcedores; problemas podem ocorrer a médio e longo prazos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Torcer requer cuidados redobrados com o coração
Torcer requer cuidados redobrados com o coração (Copa da Russia torcida)

Devido à promessa de fortes emoções nas próximas rodadas para o torcedor brasileiro durante a Copa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou a O Estado que a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reforçará as equipes para atender a possíveis ocorrências relativas a emergências cardiológicas. De acordo com o órgão, durante as partidas do Brasil e até o fim do período junino os plantões serão abastecidos com a frota total do Samu.
Questionada, a pasta informou que não foi registrada qualquer ocorrência do gênero na capital maranhense durante a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo deste ano, no domingo (17), contra a Suíça. Segundo a direção do serviço, dependendo do atendimento, são repassadas informações ainda por telefone, para que seja prestado um socorro inicial. De forma simultânea, é encaminhada uma unidade móvel do Samu contendo equipamentos e profissionais necessários para dar suporte ao (a) paciente.
Estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) apontou que, por causa do envolvimento natural e emocional do torcedor durante os jogos, há um aumento de 4% a 8% de ocorrências de infarto. Sentimentos comuns neste contexto, como alegria, rancor e tristeza, de acordo com especialistas, resultam na elevação dos níveis de concentração de adrenalina (hormônio do organismo humano) que podem contribuir com o aparecimento de sinais como elevação dos níveis de pressão, que deixam o corpo mais suscetíveis a mudanças no funcionamento ideal do sistema cardíaco.

Prazo
Ainda de acordo com médicos, muitas vezes as alterações no organismo provocadas por partidas de futebol não são sentidas, num primeiro momento, mas podem causar problemas relativos à hipertensão a médio e longo prazo.
Nestes casos, o ideal é seguir uma boa alimentação antes e depois dos jogos do Brasil, evitar bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas com regularidade.
Outra dica é, se possível, fazer um check-up cardiológico antes da próxima rodada envolvendo a seleção brasileira (que entrará em campo nesta sexta-feira, às 9h, contra a Costa Rica). Em caso de possíveis alterações cardiológicos, médicos recomendam procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.

Dicas

- Assistir ao jogo com tranquilidade

- Buscar lugares arejados e frescos para ver os jogos

- Evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas

- Limitar as discussões pós-jogos

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Nota do Samu

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que não houve aumento no volume de demandas ao Samu em função dos festejos juninos, e que o Serviço Móvel de Atendimento e Urgência está funcionando com a frota total e reforço de mais uma ambulância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.