Comemoração

Tambor de Crioula será celebrado hoje na ‘Maria Aragão’

Data comemorativa a essa manifestação cultural será celebrada com a realização de roda de conversa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado hoje e, para celebrar a data, vai ser realizado o evento 'Tambor de crioula e seus mestres: ensinando e aprendendo', a partir das 14h, no auditório do Memorial da Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís.
A programação conta com roda de conversa com mestres, mestras e coreiras e encerra com uma roda da dança.
"O tambor de crioula é uma importante manifestação da cultura popular maranhense e a Secult não poderia deixar de apoiar iniciativas formativas que venham fortalecer a disseminação desse saber-fazer para as novas gerações. É importante relembrar que a dança foi reconhecida em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), atribuindo à nossa dança popular caráter de importância nacional", destaca o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A manifestação cultural é típica do Maranhão e envolve dança, canto e percussão. Sua origem remonta à época da escravidão, entre os séculos XVIII e XIX, quando faziam rodas de tambor por diversão ou para pagar promessa a São Benedito. Homens tocam uma parelha com três tambores, enquanto as coreiras dançam com saias rodadas e estampadas. Em um gesto semelhante a uma saudação, as mulheres tocam os ventres uma das outras através de um movimento conhecido como umbigada ou punga.

Mais

São João Batista

As celebrações a São João Batista já começaram nas paróquias do bairro Vinhais Velho e no centro de São Luís. O dia do santo é comemorado dia 24, mas a programação festiva foi iniciada desde o dia 9 deste mês. Carreata, novena, missas, batismos fazem parte dos atos de fé proferidos pelos cristãos da denominação católica.
Hoje, na Paróquia São João Batista do Vinhais, acontecerá, às 18h30, o Santo Terço, Novena e Ladainha e, às 19h30, a Santa Missa. No dia 24 deste mês, está marcada uma procissão, para as 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.