Esclarecimento

SES diz que garante profissionais para tratar síndrome

Em resposta a O Estado, secretaria informou que todas as unidades da rede estadual de saúde possuem pessoas habilitadas em receber pacientes acometidos pela gripe, responsável por pelo menos 12 óbitos no território maranhense, com base em dados do MS

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se estenderá até o dia 22 deste mês
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se estenderá até o dia 22 deste mês (A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se estenderá até o dia 22 deste mês)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ontem que todas as unidades de saúde da rede estadual possuem profissionais habilitados no tratamento da gripe e, em consequência, da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRAG), responsável por pelo menos 12 óbitos no território maranhense, com base em dados do Ministério da Saúde (MS). De acordo com a pasta, além de disponibilizar profissionais, o governo também “estimulará” a notificação e realização de exames em todo o estado.

A informação da SES, em resposta a uma indagação feita pelo O Estado, ocorre quase uma semana após ser revelada a ocorrência da SRAG no Maranhão. Questionada, a pasta não informou se já está pronto um protocolo a ser seguido por médicos e enfermeiros, caso recebam em qualquer hospital público um paciente com suspeita da síndrome. Segundo a SES, está sendo realizado um trabalho de capacitação técnica para profissionais de saúde em municípios maranhenses para “coleta e diagnóstico do vírus em circulação em nosso estado”.

Muitos pacientes que usam a estrutura de atendimento da rede pública ainda questionam os procedimentos realizados por médicos e outros profissionais. É considerado caso suspeito de SRAG qualquer indivíduo de idade aleatória com doença respiratória aguda que se caracterize por febre superior a 38 graus Célsius e que esteja tossindo. Outros sinais também observados, são: aumento da frequência respiratória e hipotensão relativa à pressão arterial do paciente.

De acordo com a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aproximadamente 150 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em São Luís. Segundo a pasta, o número é equivalente a 70% do público-alvo da doença.

Nota SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que dos 12 óbitos por Síndrome Aguda Respiratória Grave, 2 receberam diagnóstico de H1N1. De modo preventivo, a SES comunica que realiza capacitação técnica para profissionais de saúde dos municípios maranhenses para coleta e diagnóstico do vírus em circulação em nosso estado. Além disso, a secretaria informa que distribuiu doses da vacina contra a gripe para as 217 cidades, e estimula a ação das gestões municipais para alcançar a meta de vacinação - que será encerrada no dia 22 deste mês - do grupo prioritário, como forma de prevenir os casos mais graves da doença. Até quarta-feira,13, foram imunizadas mais de um milhão de pessoas, isto é, 1.240.478 doses.

A SES comunica, também, que garante o abastecimento de fármacos em todas as unidades da rede estadual de saúde para tratamento dos pacientes acometidos pela gripe, além de estimular a notificação e a realização de exames nas unidades de todo Maranhão, seja pública ou particular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.