Soluções

Avenida Jerônimo de Albuquerque ainda tem trânsito complexo

Nos horários de pico, situação é complicada entre Cohab e Bequimão; veículos se amontoam e fluxo é comprometido; solução seria ampliação da caixa viária

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O coordenador do Observatório do Trânsito afirmou que há necessidade de intervenções
O coordenador do Observatório do Trânsito afirmou que há necessidade de intervenções (intervenção)

O trânsito de veículos, no trecho compreendido entre o viaduto da
Cohab e o antigo retorno do Roque Santeiro, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís, requer muita paciência, devido ao intenso engarrafamento na região. Nos horários de pico, a situação é ainda pior. Os veículos ficam amontoados e o fluxo comprometido.

De acordo com Francisco de Assis Peres Soares, engenheiro coordenador do Observatório do Trânsito do Maranhão e conselheiro do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), a via necessita de intervenção urgente. “Ainda precisa de obras de alargamento da caixa viária. Só temos duas caixas de rolamento por sentido da via. Tem de fazer um trabalho de ampliação da caixa, entrando nas calçadas, tirando postes - afastando-os mais -, fazendo correção do canteiro central e algumas obras ali perto de um supermercado, é necessário fazer um pontilhão para alargar a avenida”, explicou Soares.

O engenheiro ainda ressaltou que em um ponto da Jerônimo de Albuquerque há um problema em relação a sinalização eletrônica, que também contribui para os transtornos na região. “Tem um grande problema de sinalização que percebemos em frente a um supermercado, que fica no trecho do elevado da Cohab e o antigo retorno do Roque Santeiro. Aquele semáforo está em uma posição que provoca muito congestionamento por causa de quem vem pela lateral”, acrescentou.

O Estado manteve contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para saber o que vem realizando para amenizar o trânsito caótico entre o viaduto da Cohab e o retorno Roque Santeiro, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

SAIBA MAIS

Intervenções necessárias para solucionar o congestionamento entre o elevado da Cohab e o retorno do Roque Santeiro:
1 – Alargamento da caixa viária da Avenida Jerônimo de Albuquerque de forma a contemplar três faixas de rolamento em cada sentido;
2 – Melhoria na geometria dos retornos próximo ao Bequimão;
3 – Reprogramação semafórica do conjunto da via

Fonte: Francisco de Assis Peres Soares, engenheiro coordenador do Observatório do Trânsito do Maranhão e conselheiro do Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.