Fim da polêmica

Arraial do Cohatrac vai para outro endereço em 2019

Evento, que ocorrerá até este ano na Praça Nossa Senhora de Nazaré, será organizado em outro local

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O Arraial do Cohatrac - alvo de polêmica nas últimas semanas entre a empresa organizadora do evento e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - mudará de endereço a partir do ano que vem. A informação foi repassada a O Estado pelo organizador atual do evento, André Rêgo (conhecido como “Andrezinho do Cohatrac”). A mudança deverá pôr fim ao desentendimento entre a comunidade defensora da paróquia e a gerência da programação junina. Este ano, o arraial acontecerá na Praça Nossa Senhora de Nazaré, entre os dias 15 de junho e 1º de julho.

Em carta aberta ao público, o responsável pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, padre Flávio Marques Collins, se posicionou contrário à realização do arraial. Segundo ele, a programação foi consolidada sem diálogo com a comunidade. De acordo com ele, até 2013, a paróquia realizava o “São João de Nazaré”, com programação “100% junina”. Na carta, Flávio Collins informou ainda que em nenhum momento houve qualquer contato entre os atuais organizadores do arraial e a paróquia.

Sobre o posicionamento da paróquia, “Andrezinho do Cohatrac” disse que o evento acontecerá este ano por um pedido expresso e claro da maior parte dos moradores do bairro. A respeito da medida de mudar o evento, em 2019, André Rêgo disse que foi uma “medida extrema”, para evitar novos desentendimentos. “Para evitar novos problemas, a organização mudará o endereço do evento. Mas, com certeza, contaremos com o apoio de todos, assim como houve, até este ano”, frisou Rêgo.

Para evitar novos problemas, a organização mudará o endereço do evento. Mas com certeza, contaremos com o apoio de todos, assim como houve até este ano”André Rêgo, “Andrezinho do Cohatrac”, organizador do Arraial do Cohatrac

Outros pontos
André Rêgo ainda se defendeu de algumas acusações, feitas pelo Comitê Gestor da Praça Nossa Senhora de Nazaré, que gere o espaço público onde acontecerá o arraial deste ano. Representantes do Comitê informaram na segunda-feira, 4, que os responsáveis pelas barracas, montadas no local, deveriam pagar valor para a exploração do serviço. Segundo André Rêgo, os donos das barracas pagam apenas para a montagem do espaço. “Quan­to ao serviço, é livre. Outras despesas, como luz, por exemplo, são custeadas pela organização do evento”, disse Rêgo.

Sobre a crítica de que a atual gerência do arraial descaracterizou o evento, incorporando atrações que não estariam ligadas à cultura local, André Rêgo disse que atende a um pedido do público. “Temos muita gente jovem que pede outras atrações, e eu procuro atendê-los”, afirmou.

Queda de braço
Organizadores do Comitê Gestor da Praça Nossa Senhora de Nazaré informaram, no início da semana, que solicitariam a retirada do arraial do Cohatrac do espaço público. Eles informaram ainda que pediram a autorização para uso da área à Blitz Urbana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.