São João

Beleza de Santa Fé em exposição

“Diamante Brasileiro Santa Fé - 30 anos de Guarnicê” faz homenagem ao grupo e fica em cartaz até sexta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Mostra está em cartaz até sexta-feira
Mostra está em cartaz até sexta-feira (Boi unidos de santa fé)

SÃO LUÍS- O mês de junho está sendo marcado por uma exposição em homenagem a um dos mais expressivos grupos folclóricos maranhenses. “Diamante Brasileiro Santa Fé - 30 anos de Guarnicê” está em cartaz no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), retratando a trajetória do Boi Unidos de Santa Fé, e também do tambor de crioula que integra o mesmo projeto. A mostra pode ser conferida nas galerias Valdelino Cécio e Nauro Machado até sexta-feira, das 9h às 19h.

A exposição apresenta a história do grupo folclórico, com suas indumentárias, instrumentos musicais e outros elementos do folclore maranhense. A ideia é festejar os 30 anos da manifestação popular que este ano tem vasta programação nos festejos juninos de São Luís, para onde levará 180 brincantes usando indumentárias. Amanhã, dia 7, às 16h, está prevista a realização de roda de conversa com o amo e coordenador do bumba meu boi de Santa Fé, Zé Olhinho, na Sala de Multimídia do Odylo.

A programação terá continuidade no dia 8, com o cortejo do Bumba Boi de Santa Fé pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, às 17h. O encerramento da exposição será marcado pela chegada do cortejo no anfiteatro Beto Bitencourt, ao lado do Odylo.

Com 30 anos de existência e um trabalho de expressão artística que se reflete na autenticidade de seus autos, batucadas e toadas, o Boi Unidos de Santa Fé destaca-se pela beleza da indumentária e pela apresentação nos terreiros, que lembra um ritual africano marcante, hipnotizando a plateia com o rodopio dos cazumbas. O grupo já se apresentou fora do Maranhão, levando a rica cultura maranhense para outros terreiros. l

Serviço

O quê

Exposição “Diamante Brasileiro Santa Fé - 30 anos de Guarnicê”

Quando

Até sexta-feira

Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa filho (Centro Histórico de São Luís)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.