Saúde da Mulher

Fundação Antonio Dino leva exames preventivos a comunidades carentes

Em cada agenda do ‘Projeto Amigos da Vida’ são atendidas centenas de mulheres, com idade a partir dos 25 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Neste mês, as moradoras do bairro Cruzeiro de Santa Barbara, na capital, foram beneficiadas
Neste mês, as moradoras do bairro Cruzeiro de Santa Barbara, na capital, foram beneficiadas (atendimento)

Profissionais da Fundação Antonio Dino, instituição que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizam desde março deste ano, ações integradas para a prevenção do câncer de colo do útero em moradoras de bairros carentes da Grande São Luís. O Consultório Móvel Amigos da Vida leva o atendimento preventivo a comunidades urbanas e rurais de baixa renda.

Em cada agenda do ‘Projeto Amigos da Vida’ são atendidas centenas de mulheres, com idade a partir dos 25 anos e que já iniciaram a sua vida sexual. Neste mês, as moradoras do bairro Cruzeiro de Santa Barbara, na capital, foram beneficiadas com exames preventivos e dicas para saúde da mulher. As ações do ‘Amigos da Vida’, iniciadas na recente campanha Março Lilás, acontecem o ano todo com apoio dos repasses do Maracap.

A médica oncologista Rachel Cosseti, da equipe do Consultório Móvel Amigos da Vida, afirma que o câncer de colo do útero é o que mais acomete e mata mulheres no Maranhão. Segundo ela, “essa doença é fácil de ser prevenida com a realização do exame preventivo ginecológico. Esse exame deve ser feito uma vez por ano, por mulheres partir dos 25 anos e que já tenham iniciado a sua atividade sexual”, orienta a médica.

Os exames identificam lesões e evitam que evoluam para o câncer de colo do útero. A prevenção possibilita ainda melhores condições de saúde às mulheres atendidas. O vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares, afirma que o exame é fundamental à saúde da mulher. “Em países desenvolvidos, com essa prevenção, não existem mais casos de câncer de colo do útero. No Maranhão, levamos esse trabalho preventivo a centenas de mulheres das comunidades mais carentes”, disse Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.