Revolta

Festa de 100 anos da Liberdade é impedida de ocorrer no Viva

Semurh deu autorização para a realização do evento, de 25 a 27 deste mês, mas terminou revogando, para fazer evento com características semelhantes

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Praça do Viva Liberdade seria local da festa para comemorar os 100 anos da Liberdade, mas Prefeitura impediu
Praça do Viva Liberdade seria local da festa para comemorar os 100 anos da Liberdade, mas Prefeitura impediu (Viva Liberdade)

No dia 25 deste mês, o bairro Liberdade completará 100 anos e para comemorar a data foram programados três dias de festa com apresentações culturais, ação social e atividades para adultos e crianças da região. O plano foi feito com antecedência, e solicitada licença ao Município, para realização do evento, nos dias 25, 26 e 27 deste mês, na Praça do Viva. Com a autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), tudo corria normalmente com os preparativos, até a revogação repentina da licença.

O vereador Cézar Bombeiro (PSD) protocolou um pedido de autorização à Prefeitura de São Luís para a realização do evento. O pedido foi protocolado pelo gabinete do vereador no dia 13 de março e autorizado pela Prefeitura, por meio da Semurh, dia 23 do mesmo mês. Com a confirmação oficial de que a secretaria havia cedido espaço para a realização da festa, em comemoração ao centenário do bairro, a comunidade, que se alegrou em poder organizar um evento para comemorar uma data tão importante de um dos bairros mais antigos da capital, começou a organizar uma programação repleta de atrações culturais, na Praça do Viva, localizada na Av. Mario Andreazza, na Liberdade.

Revogação
Porém, para infelicidade da comunidade e dos organizadores, que estavam empenhados em fazer uma festa ímpar, a Semurh enviou outro documento ao gabinete do vereador, datado de 8 de maio, revogando a decisão da Autorização Especial de nº 573/18, concedida no dia 23 de março.

Em carta, enviada e assinada por Joaquim Azambuja de Sousa Filho, secretário adjunto de fiscalização da Semurh, a revogação se deu em virtude da realização de um outro evento, intitulado “Todos por São Luís”, de organização da Prefeitura, que tem por objetivo oferecer à população serviços de utilidade pública e de benefícios aos moradores da região, sendo imprescindível a utilização do logradouro, antes concedido para realização dos três dias de festas em comemoração ao aniversário de 100 anos do bairro.

Ainda na carta, o secretário adjunto de fiscalização deixou expresso que a emissão da Autorização Especial, de nº 573/18, é um ato administrativo precário, portanto “suscetível de revogação mediante justo motivo” e, sendo assim, “o interesse privado pode ser contrastado pelo interesse público, mesmo se superveniente àquele, sendo lícito à Administração cancelar a autorização concedida em benefício de interesse comum, a fim de executar ações institucionais em prol da população”.

Polêmica
Embora, aparentemente, a revogação tenha validade, em vista da Autorização Especial, para a Prefeitura realizar uma ação social - “Todos por São Luís”, datado de 7 de março - nos mesmos dias solicitados por um particular, o documento ultrapassa mais de 100 licenças, após a qual foi concedida ao vereador.

O problema e a revolta da comunidade da Liberdade que preparou uma programação festiva especial para comemorar o centenário do bairro se dão pelo fato de a Autorização Especial dada à Prefeitura de São Luís ter sido decretada sob o nº 624/18, autorizada em 7 de março, que, se comparado ao pedido do vereador, de nº 573/18, deferido no dia 23 de março, é possível perceber o erro cometido pela Semurh.

Pronunciamento
O vereador foi à tribuna da Câmara Municipal, na manhã de ontem, 21, para denunciar a situação e disse que, além de se apossarem das ideias de comemoração do Primeiro Centenário do Bairro da Liberdade, não hou­ve o discernimento – por parte dos criadores do evento – de criar uma programação diferente, e que se limitaram a copiar a que foi elaborada por ele e vários segmentos comunitários. O vereador disse que eles poderiam se unir para fazer um só evento, tendo deixado o diálogo aberto, mas que não aconteceu.

Ele pediu à Mesa Diretora da Câmara Municipal uma investigação na Blitz Urbana. Afirmou, ainda, que a festa será realizada junto à comunidade da Liberdade, mesmo com todo o imprevisto, e alegou estar tomando as devidas precauções, fazendo comunicações prévias ao Secretário de Segurança Pública e ao Comando Geral da Polícia Militar – diante da situação, que considera incoerente.

Em nota a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, informou que houve um equivoco em relação à emissão das autorizações para dois eventos a serem realizados no bairro da Liberdade com mesma data e local, em conflito com a culminância do programa institucional “Todos por São Luís”, cuja realização no bairro da Liberdade se dá por requisição, também, da Câmara de Vereadores.

A Blitz Urbana, com base no princípio da autotutela e oportunidade da administração pública, já que o “Todos por São Luís” oferece serviços de saúde, entre outros, para comunidade, revogou ambas as licenças e oficiou aos requerentes, na data de 8 e 9 de maio, informando o motivo da revogação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.