Mirante AM no ar

Três décadas de conquistas e compromisso com os ouvintes

Rádio Mirante AM completa 30 anos contabilizando conquistas, alcançando um público cada vez maior e com presença marcante em 200 municípios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - Sintonizada com as inovações e levando informação para quase todo o mapa do Maranhão, totalizando 200 municípios, e também para o mundo, por meio da internet, a Rádio Mirante AM não para de conquistar ouvintes. São 30 anos no ar, focada, principalmente, na prestação de serviços e cumprindo sua missão de servir de elo entre a comunidade e o poder público.

Com muito trabalho, conquistou um lugar cativo entre os maranhenses, sendo retransmitida pela Rede Mirante SAT de Rádios, por meio de 20 emissoras afiliadas. Dentro da programação comemorativa, está agendada uma festa regada à feijoada no dia 20 deste mês, no Excellence Prime (Olho d’Água), com a presença de uma banda de samba e sorteio de brindes.

Veículo dinâmico e que chega sempre primeiro com a notícia, a Mirante AM dá um show de assiduidade, alcançando 95 mil ouvintes só na capital maranhense. São 17 horas de jornalismo, com cinco programas do gênero (incluindo um policial), além de três de esporte e três de música. Nomes como Roberto Fernandes, Jorge Aragão, Domingos Ribeiro, Geraldo Castro, Nonato Costa, José Santos, Marcial Lima, João Ricardo, Gilson Rodrigues, Laércio Costa e Tércio Dominici compõem o portfólio dos programas.

“Hoje, não se ouve mais rádio apenas pelo radinho. Outras plataformas surgiram e estamos na rota desse processo, respaldados por modernas tecnologias e nos trilhos da dinâmica das novas formas de fazer a notícia chegar aos nossos ouvintes. Com tudo isso, claro, conseguimos agregar mais audiência”, afirma o coordenador geral da Rádio Mirante AM, Zeca Soares, há 19 anos integrando a equipe.

Talentos

Segundo Zeca Soares, a frequência 600 kHz mantém-se em lugar de destaque graças a um time de competentes profissionais, todos comprometidos com o trabalho e apaixonados por rádio. “Ao lado da prata da casa, composta por radialistas de grande destaque, temos ainda as novas aquisições, formada por jovens que estão começando na área e agregando ao projeto como um todo. Essa junção de talentos nos ajuda a ser um time vitorioso”, destaca o coordenador.

Entre os veteranos apresentadores, o radialista Roberto Fernandes é uma das vozes que ecoam pelas ondas da Rádio Mirante AM. Ele está no ar desde os anos 2000 e comanda o programa “Ponto Final”. Dos estúdios da Avenida Ana Jansen e sentado em frente ao microfone, o radialista é um reservatório de notícias, que chegam de todas as partes e de múltiplas formas. O programa é um diálogo constante com a comunidade. Roberto, além de ouvir com atenção ao que o povo tem para dizer, também dá sua opinião, tornando a proposta bem dinâmica e participativa.

Seriedade, compromisso com a verdade, com a informação correta e dono de um vozeirão Roberto Fernandes conquistou a confiança dos ouvintes. “Uma rádio que se consolida a cada ano como líder absoluta de audiência. Na internet, é a 19º mais ouvida do Brasil e a segunda no Maranhão. No mês de abril, foram 68.343 visitas”, informou o experiente radialista.

No time de repórteres, Domingos Ribeiro é um exemplo de comprometimento. Está sempre em contato direto com a comunidade e é abastecido de notícias por suas incontáveis fontes. Ribeiro é um exemplo de profissional compulsivo por notícias. “Na rua, temos o contato direto com a notícia, tanto faz se é da área de polícia, cidades, política, cultura, não importa. Meu trabalho é também em estúdio, para onde levo toda a minha expertise de repórter de rua. Quando venho da rua para apresentar o programa, fica mais fácil, pois aí presenciei o fato in loco”, conta Domingos, que está na Rádio Mirante AM desde 1991, dando voz ao “Rádio Patrulha”.

Um dos funcionários mais antigos da emissora é o operador de áudio José Carlito Sousa, conhecido no meio como Carlito Internacional. O epíteto é uma herança da atividade que costumava fazer no início da carreira. “Eu pesquisava canções internacionais. Foi a partir daí que passaram a me apelidar dessa forma. Estou aqui desde 1988. Comecei ao lado de profissionais como Geraldo Castro, José Santos e outros que nem estão mais entre nós. Eu ajudo na produção. Não fico só na operação. Aprendi muita coisa e auxilio meus colegas”, contou ele, que divide o trabalho com outros quatro operadores.

De acordo com a gerente de Marketing da Rede Mirante, Viviane de Paula, a Mirante AM abrange um público heterogêneo (56,25% feminino e 43,75% masculino), das classes ABC (82,07%), adulto (40-49 anos - 31,95%), com nível de instrução elevado (Fundamental Completo a Superior Incompleto - 64,84%) e economicamente ativo (58,38%). “Com uma programação diversificada, a rádio tem programas jornalísticos, esportivos, musicais e de entretenimento. Todos eles contribuem com notícias em cima do fato, reportagens investigativas, opinião, debates, prestação de serviços, destaques esportivos, música e, claro, a participação do ouvinte. Daí o sucesso que faz em meio ao público, destacando-se ao longo dessas três décadas no ar”, frisa Viviane de Paula.

Mais

A Rádio Mirante AM é uma das empresas do Grupo Mirante. Sua primeira transmissão ocorreu em 10 de maio de 1988. Naquela época, a música era o forte da programação. Com o passar dos anos, o ouvinte tornou-se mais exigente e a rádio adotou uma programação diversificada, com muito mais informação, prestação de serviços, esporte, música e interatividade. Consciente do processo de convergência de mídias, a emissora iniciou sua participação também na internet, por meio do site www.miranteam.com. O lançamento aconteceu em meados de 2001.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.