Ganhadora

Estudante maranhense conquista 1º lugar regional em Redação de Cartas

Maria Luiza Abdalla, do Colégio Dom Bosco, foi vencedora da etapa regional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), na Suíça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Maria Luiza e sua professora de linguagens,  Maria das  Dores
Maria Luiza e sua professora de linguagens, Maria das Dores (aluna)

A estudante maranhense Maria Luiza Abdalla, aluna do 8º ano do Colégio Dom Bosco, foi a vencedora do 1º lugar da etapa regional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.

Em tempo de redes sociais, com uso da língua portuguesa cada vez mais abreviada ou até de forma errada, e a banalização da linguagem escrita, iniciativas como essa fomentam a redação de um gênero quase em extinção entre os jovens, as cartas.
Mas não no Colégio Dom Bosco, que, atento à importância desse gênero, incentivou os alunos a participarem do certame, por meio da professora de linguagens, Maria das Dores.

Tendo como tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, a aluna Maria Luiza Abdalla sentiu-se inspirada a participar e confessou que colocou todo o seu sentimento e criatividade, durante o processo de criação da carta. O resultado surpreendeu a aluna e a professora, que vão ganhar, individualmente, prêmios em dinheiro pela conquista dessa etapa do concurso.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização por meio da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos, previamente selecionados nas etapas nacionais.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em três fases: Escolar, Estadual e Nacional. A quarta etapa, fase Internacional - fica a cargo da UPU. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que representará o Brasil na fase internacional. Vale destacar que, o Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.