Prevenção

Combate ao Aedes Aegypti ocorre com ações integradas

Depois de reforçar ações no bairro Vinhais, agentes públicos visitam esta semana a Vila Menino Jesus de Praga e Planalto Vinhais 1 e 2; trabalho integra diversas secretarias municipais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - Mais de 1,5 mil imóveis em diversos bairros de São Luís recebem visita de agentes de endemias para ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti durante esta semana. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís e tem como objetivo visitas domiciliares, recolhimento de resíduos sólidos e "entulhos volumosos" - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, garrafas, entre outros entulhos. A ação integra diversas secretarias municipais e está em sua segunda etapa tendo como foco os bairros Planalto Vinhais 1 e 2 e Vila Menino Jesus de Praga. Nestes locais, a ação prossegue até o próximo sábado.5.

Além da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participam da ação as secretarias municipais de Governo (Semgov), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Educação (Semed), Meio Ambiente (Semmam), Instituto Municipal de Paisagismo Urbano (Impur) e Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O mosquito Aedes aegypti é transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A primeira etapa da ação alcançou o bairro Vinhais e foi realizada na primeira quinzena de abril. Hoje, 3, os agentes estarão no Planalto Vinhais 1, a partir de 8h30. "Essa época do ano, com calor e chuva, favorece a proliferação da Dengue. Por isso, precisamos unir forças para acabar com possíveis focos do mosquito e a participação da comunidade é fundamental para levar informações adiante, adotar novas atitudes e assim manter a vigilância permanente contra a doença", pontuou o secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho.

Inspeção

O trabalho é permanente e a ação dividida entre as visitas domiciliares, quando é realizada inspeção do imóvel, tratamento mecânico na retirada de água parada e no recolhimento de itens que podem acumular água, além de colocação de larvicida em recipientes como tanques, caixas d'água e cisternas. Os moradores são orientados sobre cuidados para evitar proliferação do mosquito e prevenção das arboviroses (infecções virais). Na ocasião, as equipes distribuem material educativo com dicas de prevenção.

"É uma iniciativa com foco na prevenção para impedir que o mosquito se instale e paralelamente, a população vem sendo informada de todos os cuidados. Dessa forma, vamos evitar doenças e garantir uma cidade livre do mosquito. Esta é primeira ação que integra diversas secretarias municipais e tem surtido bom efeito para o controle do mosquito", ressalta o coordenador do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, Pedro Tavares.

Resíduos

Outra etapa da ação consiste na coleta de resíduos sólidos realizada pelo Comitê Gestor de Limpeza. São recolhidos pneus e material inservível de grande porte - móveis, eletrodomésticos entre outros itens em desuso. As equipes realizam ainda capina, poda, nebulização espacial com o carro fumacê, visitas guiadas aos Ecopontos e outras ações educativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.