Novo visual

Obras de requalificação da Praça Deodoro são iniciadas

Serviços executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, seguem como mais uma etapa; conforme o projeto, haverá um novo reordenamento do espaço urbano, priorizando o pedestre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Antigo piso da Praça Deodoro está sendo retirado como parte do projeto de requalificação da área
Antigo piso da Praça Deodoro está sendo retirado como parte do projeto de requalificação da área (Antigo piso da Praça Deodoro está sendo retirado como parte do projeto de requalificação da área)

SÃO LUÍS - A Praça Deodoro teve parte do antigo piso retirado, dando prosseguimento às obras de requalificação do Complexo Deodoro, da qual fazem parte o conjunto urbano formado ainda pela Praça Pantheon, as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e a Rua Grande. Os serviços estão sendo executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e estão inseridos nas ações do PAC Cidades Históricas.

De acordo com o projeto, haverá um novo reordenamento do espaço urbano, priorizando o pedestre e possibilitar a interação social. "Este conjunto urbano tem papel de destaque e importância para o turismo e a economia da cidade. O projeto de requalificação nasceu da importância histórica e do uso e ocupação dessas áreas que são de relevância. Os serviços estão dentro do cronograma previsto", pontuou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Maranhão, Maurício Itapary.

"O Centro da cidade, local de grande importância histórica e também comercial, ganhará um novo ambiente. As obras, fruto dessa parceria entre o Iphan e a Prefeitura, revitalizarão um espaço que é da população, que há tempos aguardava estas melhorias que virão não só no aspecto paisagístico e urbanístico, mas também econômico, com o incremento do comércio e do turismo na área", destacou o prefeito Edivaldo Holanda.

Obras

A etapa na Praça Deodoro segue com a terraplanagem de parte da área, colocação do novo pavimento de concreto e granito; e instalação de mobiliário urbano - bancos e lixeiras. As ações de manutenção arbórea são executadas pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), que realiza serviços de poda das árvores, plantio e replantio de espécies para favorecer o paisagismo na área.

"A obra da praça, sem dúvidas, vai transformar um dos principais corredores de nossa cidade, não apenas na mobilidade, mas também no resgate do nosso paisagismo. É uma grande obra que vai fazer todo o diferencial para São Luís", avaliou o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, reforçando que as ações conjuntas da gestão municipal e federal vão revitalizar uma área de grande concentração de turistas e de permanência da população de São Luís.

O estudante Ruanderson Alves, 17 anos, espera que as obras sejam concluídas para aproveitar o novo espaço de interação que será a praça requalificada. "Vai melhorar. A gente tem exemplos de outros espaços que foram revistos por obras deste porte e ficaram melhores. A população gosta, quem frequenta o Centro da cidade, mais ainda. Para conversar, ter um lazer", ressaltou. A Praça Deodoro vai ganhar ainda banheiros públicos, áreas para recebimento de atividades diversas e de fiscalização.

A requalificação do conjunto arquitetônico que inclui a Praça Deodoro tem sua importância histórica, arquitetônica, cultural e social, e deve ser preservada, avalia a universitária Adriana Reis, 22 anos. "É muito relevante que este espaço seja recuperado, preservado e após, cuidado por todos. A praça é para ser um espaço de contemplação, por ser um patrimônio da cidade e de sua população", reiterou. As praças Pedro II e da Mãe D´água também recebem obras. A previsão é que as obras sejam entregues durante as festividades de aniversário da cidade, em setembro.

Frase

"O projeto de requalificação nasceu da importância histórica e do uso e ocupação dessas áreas que são de relevância. Os serviços estão dentro do cronograma previsto"

Maurício Itapary

Superintendente do Iphan no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.