Ajuda necessária

Pedreiras receberá auxílio federal em virtude das fortes chuvas

A cidade foi uma das mais atingidas pelo alto índice de precipitações no território maranhense; Trizidela do Vale e Marajá do Sena também estão em situação de emergência e vão dispor de ajuda

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
A cidade de Pedreiras foi duramente castigada pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas
A cidade de Pedreiras foi duramente castigada pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas (A cidade de Pedreiras foi duramente castigada pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas)

SÃO LUÍS - Assim como Trizidela do Vale e Marajá do Sena, o Governo Federal confirmou ontem,25, que a cidade de Pedreiras – distante 275 quilômetros de São Luís – também receberá auxílio, já que teve situação de emergência confirmada pelo Ministério da Integração Nacional em virtude das fortes chuvas. A cidade, de acordo com informações do Governo do Maranhão, foi uma das mais atingidas pelo alto índice de precipitações no território maranhense nas últimas semanas.

Até o momento, o Governo Federal não informou qual montante será destinado para Pedreiras. Além de um valor financeiro, a cidade também deverá receber kits e alimentos para serem distribuídos pela administração municipal às 87 famílias prejudicadas pelas chuvas. De acordo com dados da Prefeitura, do total de famílias atingidas, 73 estão alojadas em abrigos. No total, 1.492 pessoas foram identificadas no município residindo em áreas consideradas de risco - seja por causa de desmoronamentos ou devido às enchentes.

Ainda de acordo com dados da Prefeitura, os principais locais atingidos pelas chuvas, desde o início do mês, em Pedreiras são: Campo da Boiada, Maria Rita, Seringal, Matadouro, Eira, Santa Cantídia, Cocalinho, Tira Leite, Santa Maria, Angical I, Baixa Fria, São Raimundo, Pau d’Arco. Lago da Onça, Bom Lugar e Morada Nova. O rio Mearim que passa por Pedreiras ainda está acima do nível normal e, de acordo com os meteorologistas, os próximos dias deverão registrar temperaturas mais altas, o que contribuirá para o recuo das águas.

Plano

Para ter acesso aos recursos emergenciais, as prefeituras das cidades maranhenses interessadas apresentaram ao Governo Federal o chamado Plano Detalhado de Resposta (PDR), uma espécie de relatório contendo os danos causados pelas chuvas, as implicações destes problemas à população e quais as necessidades básicas que devem ser assistidas de forma prioritária.

A partir do envio do PDR, as equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil analisam o pedido e, após a aprovação, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado, que será remetido. De acordo com dados do Ministério da Integração Nacional, até ontem,25, outras cinco cidades do Maranhão (Tuntum, São João do Sóter, Lago dos Rodrigues, Brejo e Conceição do Lado Açu) estavam com os pedidos de decretação de situação de emergência sob análise.

Outras informações

Segundo dados da Defesa Civil Estadual, 2224 famílias permaneciam, até segunda-feira,23,afetadas pelas chuvas, o que corresponde a um total de 8904 pessoas.

Doações

Doações chegam a todo instante na sede da Cruz Vermelha do Maranhão (que fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo, em São Luís) e que serão levadas para as famílias atingidas pelas chuvas no interior do estado.

As doações podem ser feitas de forma presencial, na própria sede da Cruz Vermelha, ou ainda por meio do telefone (98) 32210864. Neste caso, o (a) interessado (a) deve informar o endereço e o órgão irá buscar os donativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.