Comemoração

Programação dos 100 anos da Faculdade de Direito começa na próxima quarta

Exposição, painéis, conferência e entrega de medalhas serão algumas das atividades realizadas; as atividades comemorativas se estenderão até o dia 28 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - Uma exposição de fotografias na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), marcará a abertura da programação do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão na próxima quarta-feira,25. As atividades comemorativas serão realizadas até o dia 28, data que marca a fundação do que posteriormente seria transformado no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão.

A programação foi lançada oficialmente na última quarta-feira (18), e envolve várias entidades, como OAB/MA, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Academia Maranhense de Letras (AML), Academia Maranhense de Letras Jurídicas, entre outras.

O diretor geral da Escola Superior de Advocacia, professor João Batista Ericeira, destacou as atividades que serão realizadas na abertura da programação. “Queremos, em nome do presidente Thiago Diaz, do Conselho Seccional, da diretoria, convidar a todos para a nossa abertura, primeiro da exposição iconográfica da história da Faculdade, que será aqui no hall de entrada do prédio da OAB/MA; depois a certificação da turma de especialização; em seguida, a I Conferência proferida pelo tesoureiro do Conselho Federal, Dr. Oneildo Ferreira”, adiantou.

Segundo o pesquisador Leopoldo Vaz, a exposição tem uma comissão composta por ele, pelo desembargador Cleones Cunha, curador da mostra, e pelo padre João Resende. “Nós tentamos recuperar fotos, arquivos, notícias da época da fundação da Faculdade; recuperamos fotografias de professores e até a extinção da Faculdade de Direito do Maranhão em 1941, depois houve a sucessora, em São Luís, que vai até 1966, quando passa a ser curso de Direito da UFMA. Então, nós recuperamos essa primeira fase da Faculdade. Essa exposição deverá ser itinerante, já está acertado que daqui ela deve ir para a UFMA, depois irá para o Tribunal de Justiça do Maranhão e deverá ir também para Imperatriz, para uma programação que será realizada em agosto”, detalhou.

Além da exposição, a abertura da programação, que será feita pelo presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, e pelo diretor geral da ESA, professor João Batista Ericeira, terá a certificação da primeira turma de Especialização em Direito Processual Civil pela UFMA e a conferência “A natureza contramarjoritária da Advocacia”, proferida pelo tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Dr. Oneildo Ferreira, que lançará, em seguida, seu livro homônimo à palestra.

As atividades terão continuidade no dia 26, a partir das 8h30, na sede da OAB/MA, com a conferência “Juristas na Academia Brasileira de Letras”, ministrada por Fabio de Sousa Coutinho, que em seguida lançará o livro “Lúcia – biografia de Lúcia Miguel Pinheiro”. A conferência terá como coordenador de mesa o professor João Batista Ericeira. Após um coffe break, haverá o painel “Tempo e contratempo no ensinamento jurídico”.

Medalhas

Já no dia 27, às 19h, haverá uma programação no Teatro Arthur Azevedo, coordenada pela UFMA, como detalha a chefe do departamento de Direito da UFMA, professora Valéria Montenegro. “Há uma intensa efervescência. Não só a OAB está participando desse evento, mas todas as grandes instituições do Maranhão. A Universidade vai fazer vários eventos, inclusive no dia 27 haverá uma entrega de medalhas a personalidades do Direito no Maranhão, uma narrativa da história da Faculdade, entre outras ações”, explicou.

Outra instituição participante do centenário é a Uema. A chefe do Departamento de Direito da instituição, Jaqueline Demétrio, detalhou a participação da universidade na celebração. “Nessa programação, todas as instituições foram convidadas pela OAB/MA. É um evento geral, de todas as universidades, no qual ficou instituído que cada mês uma universidade teria a sua programação. A Uema colaborou com a vinda da Dra. Rosa Paxeco, que vai ser homenageada por ser neta do Fran Paxeco (um dos fundadores da Faculdade de Direito), e a nossa programação na Uema será em setembro, momento em que nós teremos a nossa jornada jurídica, com grandes nomes do setor”, destacou.

O encerramento da programação do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão será no dia 28, data da fundação, na Associação Comercial do Maranhão (ACM), com conferências e painéis, seguida da entrega das medalhas Fran Paxeco e entrega de diplomas de Mérito aos participantes do Seminário Comemorativo. Também participaram do lançamento da programação o diretor financeiro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, Oton Leite, o procurador geral de Defesa das Prerrogativas, João Bispo Serejo, e o coordenador do curso de Direito da Faculdade do Estado do Maranhão (Facem), Luis Felipe Pinto Heilmann.

Saiba mais

Criado em 28 de abril de 1918, o curso de Direito nasceu junto com a Faculdade de Direito do Maranhão, primeira escola isolada de nível superior do estado. Em 1966, a Faculdade de Direito foi integrada à Universidade Federal do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.