Motorista

CNH Digital está disponível em todo território nacional

Documento eletrônico, disponível através de aplicativo para Android e iOS, passa a ter o mesmo valor do impresso e é de graça para quem já tem a Carteira Nacional de Habilitação ( CNH); não é obrigatório ter o certificado digital para obter a CNH Digital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

BRASÍLIA - Os motoristas de todo país já podem solicitar e usar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) ou CNH digital. Primeiro documento a completar o ciclo de transição para o digital, a famosa carteira de motorista tem validade para todo território brasileiro e sua versão digital terá exatamente a mesma validade que a versão impressa para todos os efeitos.

Para ter acesso ao documento, os usuários devem baixar um aplicativo disponível para celulares como o sistema operacional iOS ou Android desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Enquanto realiza o download, o usuário pode aproveitar para fazer um cadastro simultaneamente no Portal de Serviços do Denatran.

Lá, o usuário deve preencher um formulário com seus dados, criar uma senha de acesso e solicitar um código de ativação para a CNH Digital . Se você ainda não tiver um certificado digital, o processo pode exigir uma etapa a mais, presencial, com passagem no Detran onde você emitiu a CNH Física. Carteiras emitidas antes de maio de 2017 não têm QR Code e, portanto, os condutores precisam pedir uma segunda via do documento.

A partir daí, é só entrar com o mesmo código e senha no aplicativo para celular. Após o primeiro acesso, o aplicativo vai pedir que você crie uma nova senha com apenas quatro dígitos para usar exclusivamente no aplicativo. Depois, você precisa escanear o QR Code na parte interna do seu documento e completar o cadastro. Pronto, você passa a ter uma documento oficial salvo no seu celular.

Certificado Digital

Não é obrigatório ter o certificado digital para obter a CNH Digital. Porém, ele é necessário para o que processo seja realizado pela internet, sem precisar comparecer ao Detran. Os usuários interessados em tirar o próprio certificado digital devem procurar uma empresa certificadora, que pode cobrar a partir de R$ 164 pelo serviço. Por outro lado, para os motoristas que já possuem a declaração, o processo pode ser feito todo digitalmente e de graça.

Caso não queira pagar pelo e-CPF, o pedido da CNH Digital pode ser feito em um posto do Detran levando a CNH original. No entanto, o cadastro no site do Denatran continua sendo necessário, pois ele informa o código para usar no aplicativo CNH Digital.

E se meu celular for roubado?

Caso o seu celular cadastrado no Detran seja roubado, basta realizar o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do Denatran. Lá, também é possível habilitar um novo aparelho para o qual queira transferir o serviço da CNH Digital . Por questões de segurança, a pessoa que estiver em posso de seu antigo celular não terá acesso ao seu documento, pois o aplicativo só mostrar o documento após o usuário digitar a senha de quatro número criada pelo motorista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.