Liga dos Campeões

Roma faz 3 a 0 no Barcelona e busca virada improvável na Itália

Time romano havia perdido por 4 x 1 na Espanha e venceu nesta terça-feira por 3 x 0 em casa

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Jogadores da Roma celebram classificação histórica
Jogadores da Roma celebram classificação histórica (ROMA CLASSIFICADA )

São Paulo - A Roma conseguiu um "milagre", eliminou o poderoso Barcelona nesta terça-feira e garantiu vaga nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. No estádio Olímpico, em Roma, o time italiano fez a festa da sua torcida ao vencer por 3 a 0, justamente o placar necessário para reverter uma situação que parecia impossível após a goleada dos espanhóis por 4 a 1 na ida.

O Barcelona pagou pela postura demonstrada em campo, crente de que tinha a classificação em mãos, e pela péssima atuação de sua defesa, facilmente batida pelos atacantes rivais, principalmente pelo alto. Dzeko, De Rossi e Manolas se transformaram nos heróis de uma cidade que dificilmente esquecerá o duelo desta terça-feira.

Afinal, se a Roma se notabilizou por derrotas decepcionantes nos últimos anos, desta vez buscou a mais improvável reviravolta para chegar à semifinal e manter-se na briga por um título que seria inédito. Ao Barcelona, fica a provável conquista do Campeonato Espanhol, no qual é o líder disparado.

Quando o Barcelona ainda tentava impor o seu estilo nesta terça-feira, e ganhava o campo de ataque, o time italiano surpreendeu e abriu o placar logo aos cinco minutos. De Rossi deu lançamento perfeito para Dzeko, que aproveitou cochilo da defesa e tocou na saída do goleiro alemão Ter Stegen para abrir o placar.

O gol mudou a postura da Roma e da torcida, que se inflamaram. O time da casa foi para cima e aproveitou o péssimo dia da defesa adversária pelo alto para criar oportunidades. Schick, aos 13 minutos, aproveitou escanteio da direita para cabecear por cima, com perigo. Aos 28, o mesmo atacante subiu sozinho após novo cruzamento e finalizou rente à trave.

Quando não era Schick, Dzeko assustava pelo alto, levando ampla vantagem sobre Umtiti e Piqué. Aos 36 minutos, recebeu de Florenzi e exigiu grande defesa de Ter Stegen. O primeiro tempo chegou ao final com a sensação de que a Roma poderia ter levado um melhor resultado para o vestiário.

Só que como na etapa inicial, os donos da casa voltaram para o segundo tempo em cima e novamente levaram pouco tempo para marcar. Aos 12 minutos, outro lançamento para Dzeko, que ganhou facilmente de Piqué no corpo, invadiu a área e, ao tentar o drible, foi calçado pelo espanhol. O árbitro, ajudado pelo auxiliar da linha de fundo, marcou pênalti. De Rossi cobrou no canto esquerdo e marcou.

Era necessário apenas mais um gol, mas a esta altura a Roma via o cansaço já jogar contra. As entradas de El Shaarawy e Ünder deram mais força ao ataque romano e o próprio El Shaarawy exigiu grande defesa de Ter Stegen aos 34 minutos. Mas seria mesmo pelo alto que sairia o gol histórico. Aos 37, Ünder cobrou escanteio da direita, Manolas se antecipou a Semedo e cabeceou cruzado, sem chances para o goleiro alemão.

Nos minutos finais, o Barcelona se tornou todo ataque e tentou na base da insistência. Na melhor das oportunidades, Alisson cortou um lançamento nos pés de Piqué e Dembélé emendou de primeira, de longe, jogando a centímetros do travessão romano.

Liverpool avança

O Liverpool voltará a disputar uma semifinal de Liga dos Campeões da Europa após 10 anos. Contendo o ímpeto ofensivo do Manchester City, nesta terça-feira, o time do técnico alemão Jürgen Klopp voltou a vencer a equipe do espanhol Pep Guardiola, desta vez de virada, por 2 a 1, no Etihad Stadium, em Manchester, e despachou um dos grandes favoritos ao título europeu. O tradicional clube inglês entrara em campo com ampla vantagem após aplicar 3 a 0 no jogo de ida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.