Violência contra a mulher

Aluna da Universidade Ceuma publica artigo em revista do TJ

Carla Rafaela Pinheiro, do 8º período de Serviço Social, abordou o tema "A violência contra a mulher: raízes históricas e expressões contemporâneas”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Professora Érica Vanessa Costa e a acadêmica Carla Rafaela Pinheiro
Professora Érica Vanessa Costa e a acadêmica Carla Rafaela Pinheiro (Professora Érica Vanessa Costa e a acadêmica Carla Rafaela Pinheiro)

SÃO LUÍS - Com o tema “A violência contra a mulher: raízes históricas e expressões contemporâneas”, a acadêmica Carla Rafaela Pinheiro, do 8º período noturno de Serviço Social, do campus Cohama, orientada pela professora Érica Vanessa Costa, publicou um artigo que virou capítulo do livro “Violência de Gênero contra a Mulher: estudos, contextos e reflexões”, lançado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, serviu para compreender como a violência contra a mulher se estabelece a partir das construções sociais, ou seja, como as desigualdades construídas, historicamente, entre homens e mulheres influenciam a ocorrência da violência. “Precisamos entender que essa é uma discussão e luta que pertencem a toda a população. Dessa forma, acredito que a produção de conhecimento é uma forma de contribuir para que haja uma sociedade justa e igualitária”, disse a discente.

A Universidade Ceuma trabalha no processo de formação dos alunos para que possam sair da instituição preparados para o mercado de trabalho, principalmente, através do estímulo de realização de produção científica. “Esse estímulo me fez pesquisar e despertou o desejo de escrever um artigo sobre o assunto, a fim de contribuir para a desconstrução da cultura machista que está enraizada na nossa sociedade. Precisamos entender que essa luta pertence a toda população”, finalizou Carla Rafaela Pinheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.