Vacinação

Procura por vacina do HPV aumenta em unidades de saúde

Muitos jovens vão às unidades de saúde em busca da vacina contra meningite e tomam a do HPV

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Mais jovens estão procurando a imunização contra HPV
Mais jovens estão procurando a imunização contra HPV (Vacina de HPV está disponível na rede pública de saúde do país)

O número de adolescentes que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) à procura da vacina contra o vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano) tem aumentado. O estoque das vacinas está sendo suficiente para atender esse público.

“Nós temos uma média de 30 jovens por dia aqui, procurando a vacina. Aliás, os jovens estão parecendo mais preocupados, alguns por orientação dos pais, com a saúde e com a tomada dessas vacinas”, disse a enfermeira Eslen Mendes.

Um dos fatores que tem feito com que esses jovens procurei a vacina contra o HPV, é também, a procura por aquela de prevenção à meningite, que alguns casos de possível morte estão sendo investigados no Maranhão.

Chegando às UBS procurando qualquer uma dessas vacinas, muitos técnicos orientam os adolescentes para que tomem as outras que precisam, na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde.

“A gente sempre orienta esses adolescentes a se vacinar contra o HPV quando eles chegam procurando a de combate à Meningite. Eles têm uma idade específica para se vacinar e é uma oportunidade única. Depois só pela rede particular”, completou Eslen Mendes.

Deverão se vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina meningite C, que passou a ser de 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contratava doença meninas e meninos de 12 a 13 anos.

SAIBA MAIS

O QUE É O HPV
(PAPILOMA VÍRUS
HUMANO)?

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV, que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

COMO OCORRE O CONTÁGIO DO HPV?
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

QUAIS OS TIPOS DE HPV QUE APRESENTAM RISCO DE DESENVOLVER O CÂNCER?
O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer.
Existem 12 tipos identificados como de alto risco (HPVs tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59) que têm probabilidades maiores de persistirem e estarem associados a lesões pré-cancerígenas.
Os HPVs de tipo 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo (cerca de 70%). Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos casos de câncer de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. Os cânceres de boca e de garganta são o sexto tipo no mundo, com 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano. A incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral.
Os HPVs de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade.

O QUE É A MENINGITE C?
A Meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

QUAIS OS SINTOMAS DA MENINGITE C?
Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias).
Em crianças menores de um ano, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de fontanela tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.