Apagão

Queda de energia afeta Maranhão e mais 12 Estados no Brasil

As causas do problema ainda estão sendo apuradas. O ONS ainda não se manifestou; Após quase duas horas, energia começa a ser restabelecida

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
(Delegacias ficam sem energia por falta de pagamento)

BRASIL - O Estado do Maranhão e mais Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Bahia e Tocantins enfrentam uma queda de energia na tarde desta quarta-feira (21).

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a queda de energia foi causada por um problema no Sistema Interligado Nacional, prejudicando a maioria dos estados nas regiões Norte e Nordeste.

Confira a nota divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.