Expedição privada

Rally da Safra vai avaliar as lavouras de soja no Maranhão

Além do estado, expedição privada visitará lavouras no Tocantins, Piauí e Bahia, como também irá realizar encontros com produtores locais; na safra maranhense, previsão é de uma colheita de 2,6 milhões de toneladas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Técnico do Rally da Safra, evento organizado pela Agroconsult, avalia amostra de soja durante expedição que está percorrendo diversas regiões
Técnico do Rally da Safra, evento organizado pela Agroconsult, avalia amostra de soja durante expedição que está percorrendo diversas regiões (rally da safra)

O Rally da Safra 2018, maior levantamento da safra de grãos do país, chega ao Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (região do Matopiba) a partir desta segunda-feira, 19. No estado, espera-se uma colheita de 2,6 milhões de toneladas de soja, com desempenho 4% superior à safra 2016/17.
A Equipe 9 começará as avaliações em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. “A expectativa é de um bom potencial produtivo nesta safra nas regiões Norte e Nordeste devido ao clima”, afirma Heloisa Melo, analista da Agroconsult e uma das coordenadoras do Rally da Safra.
Após passar pelo oeste da Bahia, a Equipe 9 se dividirá em dois roteiros: um percorrerá as regiões de Alvorada, Gurupi, Porto Nacional e Palmas (TO), e outro seguirá por Cristino Castro e Uruçuí (PI), Balsas (MA), Pedro Afonso e Palmas (TO), ambos finalizando no dia 24, no Tocantins.
Durante o trajeto, no dia 23 de março, a Equipe 9 visitará o Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN) da VLI, localizado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, a partir das 11h.
Durante os seis dias em que a Equipe 9 estará em campo nesses estados, os técnicos farão amostras em lavouras com o objetivo de avaliar o potencial produtivo, níveis de fertilidade do solo, transgenia, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores da região.
A expectativa pré-Rally da Safra, a ser confirmada em campo, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja em todo Brasil. Para a Bahia, a produção é estimada em 5,5 milhões de toneladas, aumento de 8% se comparada à safra anterior. No Piauí, a expectativa é colher 2,2 milhões de toneladas, volume 9% maior que a safra anterior. No Tocantins, a previsão é de 3 milhões de toneladas ante 2,8 milhões na safra passada, crescimento de 6%.

Roteiro
Nesta 15ª edição do Rally, são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o este mês. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.
A expedição fará 10 eventos regionais - com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado - e 30 cafés com produtores - para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1.500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.
As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois, seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Gran­de, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.
De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do sudoeste de Goiás e no sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no estado.
Em seguida, a Equipe 6 percorreu Goiás e Minas Gerais entre os dias 5 e 9 de março. Técnicos da Equipe 7 estiveram nas regiões de Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Capão Bonito e Itapeva, em São Paulo, e depois seguiram para o Centro e Sudoeste paranaense. A Equipe 8 avaliou as lavouras no Sul do Brasil nas regiões de Chapecó (SC), Palmeiras das Missões, Santa rosa, Cruz Alta e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Mais

Agroconsult

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLI, Amarok /Volkswagen, com apoio da Fiesp, Fundação Agrisus, Markel e WebMotors.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.