Reconhecimento

Maranhão se destaca em ações da Rede Nacional da Empresa Íntegra

Estado recebeu méritos do Sebrae Nacional e Corregedoria Geral da União (CGU), parceiros do programa no país, pelas ações desenvolvidas em 2017 e número de empresários sensibilizados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Videoconferência com presença de executivos do Sebrae e CGU
Videoconferência com presença de executivos do Sebrae e CGU (Sebrae)

As 1.200 micro e pequenos maranhenses, de um total de 3.339 em todo o país que participaram do Programa Empresa Íntegra, que objetiva divulgar a Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013), alcançaram 36% da totalidade dos resultados, qualificando o Maranhão em primeiro lugar entre os 12 estados integrantes da Rede Nacional da Empresa Íntegra (REI).
O Sebrae Nacional e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) estão vindo na contramão do que é vivenciado no país quanto à questão da corrupção, ajudando os pequenos negócios a adotarem medidas de integridade no segmento empresarial, comemoram os resultados ddo Maranhão.
“Estamos muito satisfeitos com os números, porque refletem diretamente um esforço conjunto do Sebrae e CGU-MA para divulgar o programa entre os pequenos negócios maranhenses. Contamos muito com a capilaridade do Sebrae, trabalhando com maior proximidade com as pequenas empresas ligadas aos projetos, programas e ações que executamos no estado, bem como por meio de eventos próprios e de parceiros institucionais”, informa o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins.
Entre as regiões, o Nordeste foi que mais sensibilizou empresários em 2017 para o programa que promove a ética e a integridade nas empresas, num total de 2.000 empreendedores - o Maranhão, que impactou 1.200 empresários com seis grandes ações ficou em primeiro lugar, seguido pela Paraíba (750), Distrito Federal (437) e o Pará (450).
Sebrae e CGU reafirmaram o compromisso de manter a forte parceria em 2018 no Maranhão, após recente videoconferência que reuniu os gestores nacionais do programa e toda a rede de disseminadores nas cinco regiões brasileiras.
“É essencial que os empreendedores maranhenses atuem em um negócio íntegro em todas as suas vertentes: de suas relações comerciais ao cumprimento das leis e normas, perpassando valores de ética, confiabilidade, segurança e, acima de tudo, respeito aos clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores”, destaca João Martins, informando que o programa é disseminado no estado por meio da Unidade de Políticas Públicas em parceria com as unidades regionais da instituição.
A superintendente regional da CGU-MA, Leylane Maria da Silva, reitera a declaração do diretor executivo do Sebrae, ao comentar que a corrupção não é apenas uma questão governamental, mas acontece em toda a sociedade, incluindo as micro e pequenas empresas.
“Os pequenos negócios respon­dem por mais de 95% dos empreendimentos e estes transacionam o tempo todo com o governo, seja prestando serviços, fornecendo produtos, equipamentos e outros. Se a sociedade não entender que as empresas precisam ser íntegras e se relacionarem de forma íntegra entre si, com o mercado e o governo, as medidas anticorrupção não serão totalmente eficientes. Por isso, o Programa Empresa Íntegra é de suma importância para sensibilizar e conscientizar o empresário”, explica Leylane Maria da Silva.

Mais

Sobre o programa

Criado pelo Ministério da Transparência e CGU) e Sebrae Nacional, o Programa Empresa Íntegra promove a ética e a integridade em empresas de todo o Brasil, numa união de esforços para fomentar a temática entre os pequenos negócios. Além da publicação de materiais como as cartilhas Integridade para Pequenos Negócios e Proteja sua Empresa Contra a Corrupção, foi elaborado
o infográfico Empresa Íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.