Via Sagra

Debatido plano de segurança para nova edição da Via Sacra

Evento acontece nos dias 29 e 30 de março, com passagens em vários pontos do bairro

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Segurança da área onde será encenada a Via Sacra foi discutida
Segurança da área onde será encenada a Via Sacra foi discutida (Via sacra)

Um dos espetáculos mais aguardados pela população de São Luís e de outras cidades, a Via Sacra será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no bairro Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga. E para que todos que vão ao bairro para assistir ao espetáculo sem preocupação e com segurança, os organizadores do evento se reuniram na manhã de sexta-feira, 16, no
Auditório do Complexo Militar, no Anjo da Guarda, com representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Blitz Urbana.

Para manter a segurança dos dois dias de espetáculo, a Policia Militar (PM) destinará cerca de 300 policiais, que atenderão a população em viaturas e motos, porém, segundo o major Geraldo, representante do 1º Batalhão da PM, o efetivo desde ano terá sua maior representação a pé. “Nós vamos priorizar que os policiais façam a segurança a pé, acompanhando a população em todo o trajeto que será feito na Via Sacra, objetivando inibir qualquer tipo de ato criminoso”, disse.

A Via Sacra atrai milhares de pessoas ao Anjo da Guarda todos os anos, por isso o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu darão suporte aos integrantes e ao público, com ambulâncias e equipes prontas para atendimento rápido, além do atendimento pelo 192. Já o Corpo de Bombeiros estará equipado com 20 homens e viaturas de incêndio.

Trânsito
A beleza do espetáculo ocorre nas ruas do Anjo da Guarda, e para que não haja problemas com vias ocupadas irregularmente, por exemplo, com carros e motos estacionados nas vias de passagem, a SMTT destinará 45 agentes, assegurando o bom andamento do espetáculo, em todos os dias do evento, além também da sinalização no trajeto.

Nos dias que antecedem o espetáculo ao ar livre, 15 agentes da Blitz Urbana farão a retirada dos vendedores ambulantes que realizam suas vendas nas ruas, assim como também farão a manutenção necessária.

Sobre o evento
Iniciada no Anjo da Guarda a Via Sacra completa 50 anos de atuação e tradição, levando ao público o espetáculo do nascimento, morte e ressurreição de Cristo. Todos os anos o evento atrai para as ruas milhares de pessoas de lugares diversos, sejam eles de bairros da capital e interior do estado.

Entre voluntários atores, elenco, organizadores e patrocinadores, a Via Sacra reuni mais de 2.400 pessoas, que auxiliam na montagem, limpeza, atuação, coordenação, entre outros.

O espetáculo acontecerá dias 29 e 30 de março com dois quilômetros de percurso, com paradas em alguns pontos para a encenação. Entre os locais, estão o Lago do Teatro, Praça do Anjo e Praça da Ressurreição.

Com o tema “Comunidade, um terço de memória”, o espetáculo tem como finalidade mostrar as necessidades do bairro. “Pretendemos mostrar como a comunidade está carente de melhorias em sua infraestrutura, principalmente a nossa feira, que há anos espera por obras”, destacou o coordenador e participante do Grupo Grita Berg Martins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.