Copa do Mundo

Com novidades, Tite divulga última convocação da Seleção Brasileira antes da Copa

Neto, Talisca e Willian José, além de Geromel, foram algumas das novidades foram algumas das novidades na escalação do Brasil para a realização dos dois amistosos dias 23 e 27 de março

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Tite convocou os 23 jogadores de costume e mais quatro novidades para os amistosos
Tite convocou os 23 jogadores de costume e mais quatro novidades para os amistosos (TITE SELEÇÃO )

Rio de Janeiro - Nesta segunda-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Rio de Janeiro, Tite divulgou publicamente sua última convocação antes de anunciar a lista de 23 atletas que irão compor o elenco na disputa da Copa do Mundo da Rússia, onde a Seleção busca o hexacampeonato Mundial. Os próximos compromissos serão em amistosos diante de Rússia e Alemanha, programados para os dias 23 e 27 de março.

Tite confirmou os rumores e convocou mais do que os 23 jogadores de costume. Como tem apenas estes dois amistosos para realizar testes antes da convocação final para o Mundial, o treinador optou por manter sua ideia de dar oportunidade para a maioria dos jogadores em boa fase e em condições de representar a Seleção na Rússia. Por isso, Neto, Talisca e Willian José, além de Geromel, foram algumas das novidades.

A convocação realizada por Tite nesta segunda-feira estava programada, inicialmente, para o dia 2 de março, mas acabou sendo adiada para que o departamento médico pudesse chegar a algumas conclusões quanto a jogadores que estavam lesionados ou em transição física para o campo. Eram os casos de Marcelo, Fernandinho, Gabriel Jesus e Neymar, mas apenas o atacante ficou de fora da lista.

NEYMAR INTEIRO - O craque do PSG foi, como era esperado, um dos principais temas que o treinador da Seleção Brasileira teve de abordar nesta segunda. Em recuperação após passar por uma cirurgia no pé direito, em função de uma fratura no quinto metatarso, o principal jogador da Canarinho não estará presente nos amistosos e só voltará aos trabalhos a cerca de 20 dias do Mundial. Sobre o fato, o técnico se mostrou tranquilo.

“Primeiro: foi muito feliz o pai do Neymar em dizer que a nossa primeira preocupação é com a saúde do atleta. Não se paga o preço de vencer, mesmo em Copa do Mundo e em Seleção Brasileira, com a saúde de alguém. Segundo: é sim um jogador diferente, Top 3. Terceiro: uma equipe forte se faz independentemente de nomes, de um astro maior ou de um talento maior”, afirmou.

“Não podemos achar que o nosso principal jogador tem que vir para a Seleção Brasileira de qualquer jeito e jogar de qualquer forma, porque tem que ganhar. Procuramos colocar muitos aspectos e ficar atentos na preparação para que o grupo esteja fortalecido e, assim, encontrar possibilidades”, disse Tite.

A menor carga de jogos de Neymar, enquanto se recupera da lesão, foi de certa forma “comemorada” pelo preparador físico Fábio Mahseredjian.

“Tudo tem um lado bom. Se formos encarar essa situação de uma forma positiva, o Neymar terá, no momento da apresentação, uma carga bem menor de jogos em comparação com outros jogadores. Preferíamos que ele nunca se lesionasse, mas o lado bom é estar sem carga de jogos elevada, porque faz diferença”, disse o membro da comissão técnica.

Desde que assumiu a Seleção, Tite nunca teve Neymar como ausência das convocações por problemas físicos. Apesar da confiança de que o atacante estará em campo e 100% para a disputa do Mundial na Rússia, o treinador alertou para a oportunidade de realizar algumas mudanças e criar novas possibilidades para o time, algo visto com bons olhos.

“Quero promover oportunidades mantendo uma estrutura da equipe, procurando fazer com que as funções que os atletas exercem nos clubes sejam exercidas na Seleção. Criamos possibilidades e temos de fazer isso, testando variações, mas com coerência. Vejo o Willian em grande momento para fazer essa função, de forma diferente, mas temos outras alternativas também”, analisou o comandante.

NOVIDADES DA LISTA - As novidades ficam por conta das convocações de Anderson Talisca, meia do Besiktas-TUR, e William José, atacante da Real Sociedad-ESP. Ambos estiveram sendo observados por Tite nos últimos meses e já tinham seus nomes especulados para o grupo que jogará os últimos amistosos do Brasil antes da Copa do Mundo. Agora, têm a chance de mostrar serviço e tentar cavar uma vaga na lista final da seleção para o torneio.

“A lista final será mais para frente. Todos os outros atletas que não foram convocados estão dentro e continuam sendo avaliados. Todos. Mesmo com grandes momentos de alguns atletas, como é o caso de William José e Talisca, que executam e trazem componentes diferentes à equipe, não quer dizer que Giuliano está fora, Lucas Lima está fora, Diego está fora. Não há uma situação definitiva. Há o encaminhamento de alguns que têm estado em alto nível na seleção e nos clubes e uma margem de disputa por estes postos”, apontou o técnico, que elogiou os estilos de jogo dos dois mais novos integrantes da lista.

O primeiro amistoso será realizado em Moscou, dia 23 de março, contra a Seleção da Rússia, anfitriã da Copa. Quatro dias depois (27), os comandados de Tite viajam para Berlim, onde enfrentam a Alemanha, no primeiro encontro entre as equipes nacionais desde o 7 a 1 no Mundial de 2014, que levou os europeus para a final da competição e, posteriormente, ao título diante da Argentina.

O Brasil inicia a disputa da Copa do Mundo no Grupo E ao lado de Costa Rica, Sérvia e Suíça, adversário da estreia no dia 17 de junho, em Rostov.

Confira a lista com os 25 convocados:

Goleiros:

Alisson (Roma)

Ederson (Manchester City)

Neto (Valência)

Laterais:

Daniel Alves (PSG)

Fágner (Corinthians)

Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros:

Marquinhos (PSG)

Miranda (Inter de Milão)

Geromel (Grêmio)

Thiago Silva (PSG)

Rodrigo Caio (São Paulo)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid)

Fred (Shakhtar Donetsk)

Fernandinho (Manchester City)

Paulinho (Barcelona)

Renato Augusto (Beijing Guoan)

Philippe Coutinho (Barcelona)

Willian (Chelsea)

Anderson Talisca (Besiktas)

Atacantes:

Gabriel Jesus (Manchester City)

Roberto Firmino (Liverpool)

Douglas Costa (Juventus)

Willian José (Real Sociedad)

Taison (Shakhtar Donetsk)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.