Projeto Social

Brigada Mirim atende crianças e adolescentes

Projeto conseguiu retirar menores das ruas, e uma das missões é ensiná-los a serem melhores

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Participantes do Projeto Brigada Mirim durante aula de música
Participantes do Projeto Brigada Mirim durante aula de música (Brigada Mirim)

“Eu tinha um temperamento muito difícil e não gostava de cumprir ordem, mas o projeto me disciplinou”, declarou Kauany da Silva, de 14 anos. Ela é uma das integrantes do projeto “Bombeiro Mirim Músico”, que desenvolve atividades sociais destinadas a mais de 200 crianças e adolescentes, denominadas como brigadistas. O projeto tem sede própria, localizada no bairro Camboa. Já existe há mais de duas décadas e tem como lema “Educando, Salvando e Construindo Cidadania”.

O Bombeiro Mirim Músico conta com o apoio de vários voluntários, principalmente, militares, coordenado pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Jean Marry Serejo. Ele informou que a Brigada Mirim já conseguiu retirar centenas de crianças e adolescentes das ruas, pois, uma das missões é buscar ensinar a eles a serem pessoas melhores a cada dia.

Ainda segundo Jean Marry Serejo, a intenção é que os integrantes do projeto possam crescer responsáveis e educadas, tendo um futuro promissor para que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade. “Tenho muito amor pelo que faço aqui, são anos de dedicação a esse projeto. Poder ajudar as crianças a se tornarem pessoas melhores é gratificante, principalmente nos dias de hoje, quando vemos tantas crianças e adolescentes virando marginais”, destacou Jean Marry Serejo.

Ele ainda disse que, para participar do projeto, a criança ou o adolescente deve estar devidamente matriculado na escola. A inscrição é feita na sede da Brigada, na Camboa. “Aceitamos aqueles que estão estudando, pois isso é fundamental para o ingresso ao nosso projeto”, explicou.

Diversificadas
Jean Marry Serejo contou que as atividades ocorrem três vezes na semana, geralmente as terças e quintas-feiras e no sábado e são oferecidos atividades diversificadas aos brigadistas. No projeto, eles podem participar de aulas de música, informática, cidadania, disciplina militar, ética e tem também reforço escolar, além de alimentação gratuita. “Precisamos de colaboradores para que o nosso projeto continue em ação, para a nossas crianças e adolescentes”, disse o coordenador da brigada.

Ele ainda informou que as aulas de música têm todo um planejamento e sendo feito durante um ciclo de seis meses. No decorrer deste tempo, os alunos recebem conhecimento sobre vários instrumentos musicais, principalmente, flauta, violino, tambor, entre outros.

Multiplicadores
Luciano Mota dos Santos, hoje, tem 31 anos, e exerce a função de advogado. Segundo ele, no momento, se considera como um dos multiplicadores do projeto. “Participei do projeto durante os anos de 1999 a 2002, pois, tenho a certeza que o aprendizado e disciplina adquiridos na brigada foram fundamentais para o meu amadurecimento tanto na vida profissional quanto na pessoal”, afirmou o ex-brigadista.

O soldado da Polícia Militar, Cristiano dos Santos, de 31 anos, também era um dos integrantes desse projeto social. Ele disse que a brigada foi de suma importância para a sua vida, pois, adquiriu inúmeros aprendizados tanto moral quanto cívico.

Johnny França, também de 31 anos, passou por mais de seis anos nesse projeto e conseguiu aprender valores de cidadania, hierarquia como ainda modalidades de instruções de salvamento e prevenção de acidente.

Ele ainda declarou que hoje se considera como multiplicador desse tipo de conhecimento para outras crianças e adolescentes do interior do estado. “Sou formado como bombeiro civil e já exerci vários cargos como chefe da defesa civil em Barreirinhas, sub-coordenador do projeto mirim em Cururupu e agente de desenvolvimento dessa cidade”, declarou Johnny França.

Número
200 crianças e adolescentes integram a Brigada Mirim

SAIBA MAIS

O que: projeto Bombeiro Mirim Músico
Onde: o projeto funciona em um prédio, na Camboa
Destinado: a crianças e adolescentes
Objetivo: busca ensinar as crianças e os adolescentes a serem melhores a cada dia, fazendo com que cresçam responsáveis
Lema: “Educando, Salvando e Construindo Cidadania

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.