Sem cuidados

Praça no bairro Renascença está abandonada

Por causa da falta de condições, moradores deixam de frequentar o local, que há um longo tempo não recebe cuidados

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Mato alto na praça do Renascença
Mato alto na praça do Renascença (praça)

Uma praça que fica entre a Rua dos Ipês e a Rua Acapus, no Renascença, está abandonada, conforme alegam moradores próximos do local. Segundo eles, há um longo tempo a praça não recebe manutenção, dificultando a visita dos moradores .

O mato crescido, alcançando a altura dos joelhos esconde muitas coisas, como por exemplo, uma grande quantidade de lixo. São garrafas pets, sacolas plásticas, caixas de diversos tamanhos, principalmente as pequenas, jogadas pelas pessoas que passam pelo local.

Além do lixo doméstico, a praça apresenta grande quantidade de folhas velhas e secas, que se acumulam durante o período de sol, e ao chover ficam espalhas por toda a rua, descendo até as galerias e impedindo a passagem da água, criando transtornos aos moradores, que reclamam que muitas vezes uma grande quantidade de água invade as casas, pela falta de escoamento.

“Já tive de fazer uma barreira de ferro com madeira e colocar na frente da minha loja para água não passar. Aqui quando chove ficamos impossibilitados de passar ou sair de casa, a quantidade de lixo que sai dessa praça e desce pelas galerias entupindo é absurda”, disse o empresário João Morais.

E os problemas não estão apenas no chão. As luzes dos postes estão, em sua maioria quebradas, e sem funcionamento. Segundo moradores durante a noite a escuridão toma conta do local, tornando o local perigoso para quem precisa passar pelo local.

O estudante Léo Vitor da Silva Cardoso que passa diariamente pelo local, principalmente a noite contou sobre o perigo no local. “É muito perigoso para quem passa aqui, como eu. Varias vezes já corri risco de ser assaltado. Não existe movimento aqui nessa praça, se ela estivesse em um bom estado acredito que a situação seria diferente”, disse.

Sem manutenção, o tempo desgastou até mesmo os bancos feitos de concreto, que a apresentam rachaduras em sua estrutura, quando não já estão quebrados, como alguns ali. A placa de identificação da praça, com ferrugem, caiu no meio do mato crescido, sendo levado logo após por pessoas que passaram pelo local. Assim, a praça além de lixo, mato e muita água empossada em diversos lugares não têm nem mesmo uma placa para identificar seu nome, tornando-a assim uma desconhecida.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que encaminhará equipe à praça citada na reportagem para que seja feita a substituição ou colocação dos pontos de iluminação. A Semosp comunica ainda que solicitações de manutenção da rede de iluminação pública podem ser solicitadas por meio do número 0800 284 8082.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou, em nota, que incluirá a praça na programação de capina e roçagem dos logradouros públicos de São Luís. Sobre o acúmulo de lixo o órgão informa que vai enviar equipes ao local para identificar a origem do problema e fazer as adequações necessárias para garantir a limpeza da área.

O órgão pede ainda o apoio dos moradores do entorno da avenida para que façam o descarte correto dos resíduos e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau-cheiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.